A Prefeitura de Florianópolis, comprometida com o conforto de moradores e turistas que frequentam as praias do município, abriu na última segunda-feira (27) um novo edital para o verão 25/26, desta vez com foco em serviços na praia de Jurerê Internacional, escolhida para o teste de uma novo modelo de quiosques. A concessão onerosa para uso de espaço público que permite a venda de alimentos e bebidas, e para aluguel de cadeiras e guarda-sóis, funcionará de forma integrada nesta praia, com quiosques oferecendo ambos os serviços para maior conforto dos frequentadores.
“Será a aposta em um novo formato. Unificando os quiosques fixos e as cadeiras e guarda-sóis em um único ponto, trazemos praticidade e qualidade para o banhista, que terá acesso facilitado a estes itens muito procurados. Para a Prefeitura, o formato simplifica o processo de escolha dos permissionários. Outros benefícios são a maior eficiência na fiscalização e a garantia do cumprimento das obrigações previstas em contrato, unificando esses pontos de atenção”, explica Katherine Schreiner, Secretária Municipal da Licitações, Contratos e Parcerias.
A ampliação da infraestrutura dos quiosques, que passa a contar com área para armazenamento dos itens de praia, será viabilizada por meio de parcerias público-privadas. Para garantir ainda mais comodidade aos frequentadores, os pontos serão abastecidos com rede de água, esgoto e energia elétrica, por meio de passarelas ambientais, impedindo qualquer impacto nocivo no ecossistema.
Todos os pontos deverão disponibilizar, no mínimo, 80 unidades de guarda-sóis e 160 cadeiras de praia para aluguel. Dentre o comércio de alimentos e bebidas, foi estabelecida a proibição de uso de óleos, devendo ser utilizado, para o preparo dos alimentos, forno ou air fryer. Está mantida obrigatoriedade de oferecer o Prato Manezinho: refeição completa composta por uma porção de frutos do mar, acompanhado de pirão d’água ou arroz, batata e um refrigerante lata ou água mineral, servidos à R$40,00.
“Estamos otimistas com esse modelo de quiosques, pois além de mais práticos, devem ser mais sustentáveis e trazer uma unidade visual, com estrutura padronizada. A expectativa do Município é aplicar esse formato em outras praias na próxima temporada, visando a contínua melhora no atendimento ao público, uma estrutura à altura do verão de Florianópolis”, afirma a Secretária Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Ivanna Tomasi.
Pessoas jurídicas interessadas em administrar um dos 13 pontos licitados podem se inscrever até 17/11, às 10h, no site wbc.pmf.gov.br. O valor inicial das outorgas está estipulado em R$ 49.742,88 e o critério de escolha será por maior lance oferecido em cada quiosque. O edital completo, contendo todas as regras, requisitos e mais detalhes para a participação podem ser consultados no site pmf.sc.gov.br. A sessão do certame está programada para ocorrer a partir das 10h01, do dia 17 de novembro de 2025.
A iniciativa busca garantir transparência e igualdade de condições para todos os interessados em operar nos quiosques, promovendo um ambiente competitivo e profissional para a prestação de serviços nas praias de Florianópolis. O valor da outorga deve ser pago à vista para a Prefeitura em até três dias após a convocação e antes da assinatura do contrato, e a permissão de uso terá vigência desde o dia do pagamento até 05 de maio de 2026, cobrindo a alta temporada e os meses subsequentes.








