Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioNOTÍCIAFlorianópolis é sede de Certificação Nacional de Cães do Corpo de Bombeiros...

Florianópolis é sede de Certificação Nacional de Cães do Corpo de Bombeiros Militar de SC

As provas, que serão de busca rural com varredura de área e busca rural por restos mortais, estão previstas para iniciar às 16h desta segunda-feira, 8

Entre os dias 8 e 11 de abril, Florianópolis será palco da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada em parceria com o Comitê de Busca, Resgate Salvamento e Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).

As provas, que serão de busca rural com varredura de área e busca rural por restos mortais, estão previstas para iniciar às 16h desta segunda-feira, 8. Pela manhã e começo da tarde, no mesmo dia, haverá a apresentação da arbitragem e dos figurantes das provas, inspeção veterinária, congresso técnico, conferência de documentos e chipagem.

Participam do evento somente binômios – dupla entre bombeiro militar e cão de busca – de Santa Catarina. Essa certificação tem o objetivo de nivelar os conhecimentos específicos dos cinotécnicos para que estes estejam aptos a intervir em um cenário de ocorrência real.

Além das provas, haverá a formação de árbitros com o objetivo de ampliar a realização de provas nacionais. Participam dessa formação, que faz parte de um projeto nacional da LIGABOM, militares do Mato Grosso do Sul (MS), Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR).

O CBMSC é destaque na busca e resgate utilizando cães, com certificação e reconhecimento internacional. Os cães já foram empregados em ocorrências como a da Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, Petrópolis no Rio de Janeiro e mais recentemente no Rio Grande do Sul por conta das enchentes que atingiram o estado em setembro de 2023.

A saúde dos animais é controlada por uma Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães e os veterinários mantêm uma rotina de acompanhamento. Exames de check up, são realizados anualmente nas universidades parceiras, que possuem o curso de Medicina Veterinária. Durante estes momentos os cães são acompanhados pelos seus condutores, além de dois veterinários cinotécnicos do CBMSC.

Conheça os binômios catarinenses que participaram dessa Certificação:

• 3º sargento Willian Valdeley Marques – cão MARLEY
• soldado Amauri Felipe Vargas – cadela MAGGI
• cabo Jean Renato Vieira – cadela ILHA
• cabo Matheus Premoli de Souza – cão BONO
• cabo Guilherme Pereira Galli – cão SASUKE
• 3º sargento Marcos Vieira – cadela LUNA
• cabo Thiago Evandro Amorim – cadela MOANA

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa