A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realizará de 26 a 28 de novembro o Seminário de Boas Práticas em Alfabetização, Letramento e Numeramento. Haverá o relato de 40 experiências por profissionais de 22 unidades educativas entre escolas e núcleos de educação infantil. O evento terá como sede o Centro de Educação Continuada, localizado na Rua Ferreira Lima, Centro.
O seminário visa socializar projetos pedagógicos implementados a partir de 2019 na rede municipal de ensino, fortalecendo o conhecimento coletivo entre os educadores. As atividades ocorrerão sempre das 9h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
No primeiro dia, 26, serão apresentados 12 relatos de experiências. Um deles é de autoria da professora Maria Estrázulas, da EBM Mâncio Costa, intitulado “O dinheiro fictício na aprendizagem do sistema de numeração decimal”, e, o outro, é “O aplicativo EduEdu como ferramenta do apoio pedagógico”, que será explanado pela profissional Denise de Paulo Matias, da Escola do Futuro Tapera.
Outros exemplos de experiências são a “Identidade e pertencimento: explorando o “eu no mundo”, com o Grupo 6 na transição entre educação infantil e ensino fundamental”, que será defendido por Gisele Toledo , do NEIM Diamantina Bertolina da Conceição e “Criança alfabetizada, uma prática coletiva de organização e análise”, experiência de Daniela Martini, da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro.
A experiência “identidade e pertencimento” teve como objetivo promover uma transição suave e acolhedora para as vinte e sete crianças de seis anos do NEIM Diamantina Bertolina da Conceição. Elas participaram de diversas saídas de integração até a EBM João Gonçalves Pinheiro e tiveram a oportunidade explorar esse novo ambiente, assim começaram a se familiarizar com as novas rotinas, com o novo espaço físico e os novos educadores e assim desenvolver uma imagem positiva do próximo ano.
Na quarta-feira, 27, ao todo, haverá 13 apresentações de relatos, como a de Patrícia Magalhães Pinheiro, da EBM Herondina Medeiros Zeferino, “Tecnologia Ancestral: aprendendo com os povos indígenas”, e “Ser diferente é legal”, de Sintia Elizabete Ferreira, da EBM Costa da Lagoa.
“Planeta Terra, Atmosfera e Universo” leva a assinatura dos educadores Franciesco Brutti Paulon, Simone Rodrigues Ferreira e Juliana Cristina Scheffer, da EBM Jurerê, e “A literatura como aliada de uma prática pedagógica interdisciplinar de consciência ambiental”, de Márcia Rosane Chinasso, da EBM Virgílio dos Reis Várzea.
No último dia de seminário, 28, haverá 15 relatos de profissionais, incluindo “O método das onomatopeias em uso na sala de aula”, por Vanessa Lima Goulart Souza, da EBM Antônio Paschoal Apóstolo, e “Os monstros que nos acompanham: da alfabetização e letramento às emoções”, de Ana Flávia Alves Garcia, da EBM José Jacinto Cardoso. “Estatística divertida: trabalhando com gráficos na escola”, de Hoffemann da Silva Santos, da EBM Professora Zulma Freitas de Souza, e “Meditação na escola”, de Yvonete Cristina Cristóvão, da EBM Donícia Maria da Costa, também serão apresentados no dia.
SERVIÇO
O quê: Seminário de Boas Práticas em Alfabetização, Letramento e Numeramento
Quando: Dias 26, 27 e 28 de novembro
Horário: 9h às 12 horas e das 13h às 17 horas
Local: Centro de Educação Continuada (CEC) – Rua Ferreira Lima, 82, Centro.