Na tarde desta terça-feira (11), a Secretaria de Segurança Pública de Palhoça esteve presente em duas reuniões convocadas para alinhar o trabalho conjunto das forças de segurança que atuam no município em duas situações específicas: as festividades do aniversário do município e a vigilância nas escolas municipais.
As duas reuniões aconteceram na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo municipal. A primeira reunião foi para definir como será feita a segurança dos vários eventos que serão realizados nos próximos dias dentro das comemorações dos 129 anos de emancipação política de Palhoça. Um dos eventos em pauta é a festa de aniversário propriamente dita, que será realizada no dia 23 de abril.
“Como temos feito nos últimos anos em todas as ocasiões especiais e tem dado muito certo, nós chamamos os representantes das nossas forças de segurança para definirmos as ações em conjunto, e assim, garantirmos a tranquilidade dos palhocenses que estarão nos
acompanhando nessas ocasiões festivas e brindando mais um aniversário do nosso município”, relata o secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa.
Participaram do encontro representantes da Guarda Municipal de Palhoça, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além da secretária de Turismo de Palhoça, Mara Prim.
Na segunda reunião do dia, o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros, também esteve presente. A meta foi tratar do protocolo que vai ser criado no município para garantir a segurança nas unidades escolares, que estão em alerta após o ataque realizado em uma creche em Blumenau, na semana passada. “Com as sugestões das forças de segurança e das próprias instituições de ensino do município, vamos criar um protocolo que será referendado por um decreto a ser assinado pelo prefeito Eduardo Freccia. Nosso objetivo é fazer todo o esforço que estiver a nosso alcance para que a comunidade escolar possa realizar suas atividades em segurança”, ressalta o secretário Alexandre.
Desde o ocorrido em Blumenau, o prefeito Eduardo tem reunido sistematicamente as forças de segurança e as lideranças da Secretaria de Educação para estabelecer medidas a serem tomadas para reforçar a segurança nas unidades escolares. Entre as ações propostas pela
Prefeitura, estão: a ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Palhoça; a ampliação do efetivo dos guardas patrimoniais, que fazem a vigilância nas escolas; a criação do sistema de inteligência e videomonitoramento, com reconhecimento facial; e a adoção do chamado
“botão do pânico” nas escolas (um dispositivo que aciona imediatamente as forças de segurança diante de qualquer ameaça).
Além disso, o prefeito Eduardo também anunciou a criação de um comitê, que vai analisar a necessidade de todas as unidades de ensino no que diz respeito a melhorias de infraestrutura, como a construção de muros e tudo mais que seja necessário para que a segurança nas escolas seja ampliada. “Nosso objetivo é garantir a segurança e a proteção de nossas crianças, professores e funcionários das unidades”, comentou o prefeito Eduardo Freccia.