A Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) fiscalizou durante a noite cinco estabelecimentos nesta quinta-feira (22), atendendo a denúncias de poluição sonora nos bairros: Campinas, Serraria, Potecas, Areais e Sertão do Maruim.
De três medições com o decibelímetro, instrumento usado para contar os decibéis, apontou que duas casas de entretenimento estavam realizando eventos com ruídos acima do permitido, em desacordo com as Certidões de Tratamento Acústico (CTA).
A partir disso, foram entregues três autos de Infração Ambiental, dois referentes ao som alto e um referente certidão, com o prazo para os locais se regularizarem.
“Vamos continuar fazendo a fiscalização, focando na harmonia da população que precisa descansar e também estimulando o funcionamento dos estabelecimentos que cumprem com os requisitos legais,” aponta o Superintendente do Meio Ambiente Michael Rosaneli.
POLUIÇÃO SONORA
De acordo com o dado levantado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a poluição sonora de 50dB (decibéis) já é motivo de alerta. A poluição sonora pode causar riscos, a curto prazo estresse e caso o indivíduo seja exposto diariamente, por horas seguidas a perda auditiva.
Nos centros urbanos, de acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pneuma), a poluição sonora nas cidades pode trazer complicações cardíacas, diabetes e distúrbios mentais. E não é só isso, pode também prejudicar os animais, devido aos ruídos.