O terremoto Matson em São José
O início do ano eleitoral em São José foi calmo, até demais. Geralmente nesse momento quando os partidos e postulantes a cargos públicos começam a dança das coligações, o clima esquenta. Em São José estava tranqüilo, mas um movimento nesta sexta-feira (23) pode por fogo na eleição que se aproxima.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, pode perder um de seus principais aliados para a disputa da eleição deste ano. Nos últimos dias foram retomadas as reuniões e conversas que colocam o atual presidente da Câmara, vereador Matson Cé (PSD), na condição de pré-candidato a prefeito ou opção como vice para a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL). Neste caso, Cé precisaria mudar de partido, visto que pertence ao mesmo partido de Orvino.
A insatisfação de Matson trem origem no descumprimento de acordos políticos, que envolvem especialmente lideranças que haviam declarado que ficariam fora do processo eleitoral. Matson não confirma o desembarque do governo, mas lembra que o momento é de ouvir e avaliar, não de decidir. Segundo interlocutores, até o fim da janela que permite as trocas de partidos, muita água pode passar por baixo da ponte.
Posicionamento crítico
O Crea-SC expressou uma posição crítica em relação à nomeação do advogado Robson Campos para a vice-presidência de engenharia de expansão da Eletrobras. Em uma nota de repúdio, o presidente da autarquia, Kita Xavier enfatizou a ausência de formação técnica em engenharia como uma clara desconsideração pelos profissionais da área. O Crea-SC, em conjunto com o Sindicato de Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC), condenou veementemente a decisão, reiterando seu compromisso com a valorização e reconhecimento dos engenheiros. A iniciativa recebeu apoio da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia Elétrica do Confea, que instou todos os Conselhos Regionais a seguirem o mesmo caminho. O esforço de Kita Xavier foi reconhecido por outros Conselhos e várias entidades do setor durante o 13º Encontro de líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado em Brasília, entre os dias 20 e 22 de fevereiro.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
PSD segue filiando
Após Criciúma e Balneário Camboriú, o PSD agora anuncia um grande evento no dia 16 de março, às 14h55, para filiar o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, o vice, Ludgero Jasper Junior (Gordo Jasper), além de vereadores. O atual vice-prefeito já é pré candidato a prefeito de Araquari pelo PSD.
Também devem participar do evento nomes do PSDB, PP, União Brasil, Republicanos, Solidariedade, PDT e Podemos, todos apoiadores da candidatura. Clenilton Pereira se reelegeu Prefeito de Araquari com 82% dos votos em 2020.
De acordo com Presidente do Partido em Santa Catarina, Eron Giordani, Clenilton é uma liderança estadual com forte base na região norte que se soma ao PSD. “Seguimos estruturando e pautando as eleições de 2024, mas de olho em 2026. Nosso partido tem projeto para Santa Catarina se desenvolver de forma estruturada, priorizando infraestrutura”, ressalta Eron Giordani.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
MDB realiza Convenção Estadual
Na próxima segunda-feira (26) será realizada a Convenção Estadual do MDB-SC. O encontro inicia às 17h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. “Vamos reformular nosso diretório, formalizar as comissões e os delegados da convenção nacional. Contamos com a presença de filiados de todo o Estado para fortalecer ainda mais o MDB-SC”, declara o presidente da sigla, deputado federal Carlos Chiodini. A votação será realizada em sistema híbrido, o que garante a participação d os 421 delegados no pleito, inclusive os que não puderem se deslocar para a Capital.
Presidente interino desde dezembro de 2022, Chiodini faz um balanço da sua gestão frente ao MDB. “Conquistamos um objetivo muito fundamental, que foi chegar neste ano com muita garra, resgatando o sentimento de união no partido. Viajamos por todas as regiões, conversamos e, principalmente, ouvimos as bases”, afirmou.
Cabeamento subterrâneo no Centro histórico
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara da Capital aprovou, segunda-feira (19), o Projeto do vereador Afrânio Boppré (PSOL) que visa substituir a fiação de postes por cabeamentos subterrâneos em ruas do Centro Histórico de Florianópolis. O intuito do projeto é reduzir a poluição visual causada pelo excesso de fiações e, desta forma, valorizar a cultura, história e patrimônio arquitetônico da região.
O Projeto faz com que as empresas e concessionárias prestadoras dos serviços de transmissão de energia, de telefonia, de comunicação de dados por fibra óptica, de TV a cabo e de outros cabeamentos, substituam, no prazo de cinco anos, todos os cabeamentos por subterrâneos.
O texto cita as ruas Victor Meirelles, Nunes Machado, Saldanha Marinho, Tiradentes, João Pinto, Ilhéus, Praça XV, Praça Fernando Machado, General Bittencourt, Travessa Ratcliff e Antônio (Nico) Luz.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9