Hoje é quinta-feira, 18 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROMatson Cé sinaliza disputar prefeitura de São José

Matson Cé sinaliza disputar prefeitura de São José

Presidente da Câmara pode abrir dissidência do grupo político do prefeito Orvino Coelho de Ávila em São José e se tornar pré-candidato a prefeito ou até buscar uma composição com a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL)

O terremoto Matson em São José

O início do ano eleitoral em São José foi calmo, até demais. Geralmente nesse momento quando os partidos e postulantes a cargos públicos começam a dança das coligações, o clima esquenta. Em São José estava tranqüilo, mas um movimento nesta sexta-feira (23) pode por fogo na eleição que se aproxima.

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, pode perder um de seus principais aliados para a disputa da eleição deste ano. Nos últimos dias foram retomadas as reuniões e conversas que colocam o atual presidente da Câmara, vereador Matson Cé (PSD), na condição de pré-candidato a prefeito ou opção como vice para a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL). Neste caso, Cé precisaria mudar de partido, visto que pertence ao mesmo partido de Orvino.

A insatisfação de Matson trem origem no descumprimento de acordos políticos, que envolvem especialmente lideranças que haviam declarado que ficariam fora do processo eleitoral. Matson não confirma o desembarque do governo, mas lembra que o momento é de ouvir e avaliar, não de decidir. Segundo interlocutores, até o fim da janela que permite as trocas de partidos, muita água pode passar por baixo da ponte.

Posicionamento crítico

O Crea-SC expressou uma posição crítica em relação à nomeação do advogado Robson Campos para a vice-presidência de engenharia de expansão da Eletrobras. Em uma nota de repúdio, o presidente da autarquia, Kita Xavier enfatizou a ausência de formação técnica em engenharia como uma clara desconsideração pelos profissionais da área. O Crea-SC, em conjunto com o Sindicato de Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC), condenou veementemente a decisão, reiterando seu compromisso com a valorização e reconhecimento dos engenheiros. A iniciativa recebeu apoio da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia Elétrica do Confea, que instou todos os Conselhos Regionais a seguirem o mesmo caminho. O esforço de Kita Xavier foi reconhecido por outros Conselhos e várias entidades do setor durante o 13º Encontro de líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado em Brasília, entre os dias 20 e 22 de fevereiro.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

PSD segue filiando

Após Criciúma e Balneário Camboriú, o PSD agora anuncia um grande evento no dia 16 de março, às 14h55, para filiar o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, o vice, Ludgero Jasper Junior (Gordo Jasper), além de vereadores. O atual vice-prefeito já é pré candidato a prefeito de Araquari pelo PSD.

Também devem participar do evento nomes do PSDB, PP, União Brasil, Republicanos, Solidariedade, PDT e Podemos, todos apoiadores da candidatura. Clenilton Pereira se reelegeu Prefeito de Araquari com 82% dos votos em 2020.

De acordo com Presidente do Partido em Santa Catarina, Eron Giordani, Clenilton é uma liderança estadual com forte base na região norte que se soma ao PSD. “Seguimos estruturando e pautando as eleições de 2024, mas de olho em 2026. Nosso partido tem projeto para Santa Catarina se desenvolver de forma estruturada, priorizando infraestrutura”, ressalta Eron Giordani.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

MDB realiza Convenção Estadual

Na próxima segunda-feira (26) será realizada a Convenção Estadual do MDB-SC. O encontro inicia às 17h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. “Vamos reformular nosso diretório, formalizar as comissões e os delegados da convenção nacional. Contamos com a presença de filiados de todo o Estado para fortalecer ainda mais o MDB-SC”, declara o presidente da sigla, deputado federal Carlos Chiodini. A votação será realizada em sistema híbrido, o que garante a participação d os 421 delegados no pleito, inclusive os que não puderem se deslocar para a Capital.

Presidente interino desde dezembro de 2022, Chiodini faz um balanço da sua gestão frente ao MDB. “Conquistamos um objetivo muito fundamental, que foi chegar neste ano com muita garra, resgatando o sentimento de união no partido. Viajamos por todas as regiões, conversamos e, principalmente, ouvimos as bases”, afirmou.

Deputado federal Carlos Chiodini, presidente do MDB

Cabeamento subterrâneo no Centro histórico

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara da Capital aprovou, segunda-feira (19), o Projeto do vereador Afrânio Boppré (PSOL) que visa substituir a fiação de postes por cabeamentos subterrâneos em ruas do Centro Histórico de Florianópolis. O intuito do projeto é reduzir a poluição visual causada pelo excesso de fiações e, desta forma, valorizar a cultura, história e patrimônio arquitetônico da região.

O Projeto faz com que as empresas e concessionárias prestadoras dos serviços de transmissão de energia, de telefonia, de comunicação de dados por fibra óptica, de TV a cabo e de outros cabeamentos, substituam, no prazo de cinco anos, todos os cabeamentos por subterrâneos.

O texto cita as ruas Victor Meirelles, Nunes Machado, Saldanha Marinho, Tiradentes, João Pinto, Ilhéus, Praça XV, Praça Fernando Machado, General Bittencourt, Travessa Ratcliff e Antônio (Nico) Luz.

Vereador Afrânio Boppré

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa