google.com, pub-9039894567170353, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Hoje é sexta-feira, 1 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioNOTÍCIAGolpe do Presente: Divisão de Combate a Estelionatos prende três pessoas em...

Golpe do Presente: Divisão de Combate a Estelionatos prende três pessoas em flagrante na Capital

As diligências foram iniciadas há aproximadamente 15 dias

Na quinta-feira (1), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Combate a Estelionatos da Capital, prendeu em flagrante três indivíduos pela prática dos crimes de estelionato e associação criminosa. As diligências foram iniciadas há aproximadamente 15 dias, após a Polícia Civil identificar que uma quadrilha de São Paulo encontrava-se na região da Grande Florianópolis aplicando diversos crimes de estelionato na modalidade conhecida como ”Golpe do presente”.

O golpe envolve abordar as vítimas pelo whatsapp, no dia do aniversário, sob o pretexto de entregar um presente ao aniversariante. Os criminosos comunicam ao destinatário que apenas a taxa de entrega precisa ser quitada, preferencialmente com cartão de crédito ou débito. Entretanto, no momento do pagamento, os golpistas utilizam máquinas de cartão com softwares adulterados, ocultando o verdadeiro valor a ser pago. Isso resulta na transferência de milhares de reais, muitas vezes atingindo o limite financeiro da vítima, sem que esta possa visualizar claramente o montante real.

Até o presente momento, foram detectadas quatro motocicletas envolvidas nos delitos, sendo que os estelionatários praticavam a troca entre si desses veículos, estratégia utilizada para confundir a Polícia, inclusive empregando placas adulteradas. Foi observado, ainda, que os criminosos transportavam as motocicletas sobre carretas para evitar que circulassem nas estradas.

Os policiais civis identificaram o local de entrega de um “presente”, sendo um dos suspeitos detido na Lagoa da Conceição. Em diligências, um veículo de apoio aos estelionatários foi identificado e abordado pelos investigadores no centro da cidade, restando um casal detido. Também foram apreendidas uma motocicleta, um veículo Sportage, diversos chips telefônicos, quatro maquininhas de cartão adulteradas, celulares e outros bens relacionados à investigação.

Um dos suspeitos empreendeu fuga durante a abordagem, mas já foi identificado pela Polícia Civil.  Foram identificadas, até o momento, 14 vítimas da quadrilha na Grande Florianópolis, com um prejuízo estimado em torno de 60 mil reais. Após a lavratura do procedimento na DCE, os presos foram encaminhados à Central de Plantão Policial onde permanecem à disposição da Justiça.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa