Em comemoração ao aniversário de um ano do novo formato do “Grupo de Mulheres”, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Areias, foi realizado um encontro especial, durante a manhã desta quarta-feira (23), com as participantes das atividades. O objetivo principal foi celebrar a trajetória do espaço que promove além do fortalecimento de vínculos comunitários, acesso a direitos sociais, aprendizado, valorização e luta pela vida das mulheres.
“No encontro as mulheres puderam dialogar sobre o impacto que a atividade gera em suas vidas, bem como expressaram por meio de desenhos e frases na linha do tempo produzida, os significados implicados na participação no grupo. Além disso, na hora do lanche, cantamos parabéns ao grupo com a participação da equipe técnica, que partilha da construção e reconstrução coletiva”, explicou Sandra Gomes Ferreira, coordenadora do Centro de Referência.
Durante a celebração, em grande roda, as participantes junto a equipe técnica conversaram a respeito das experiências, sentimentos, aprendizados e desejos durante o percurso do grupo, enfatizando a história que está sendo progressivamente desenvolvida no local. “Sendo assim, desejamos mais uma vez que o grupo de mulheres cada vez mais se fortaleça, ocupe espaços que até então eram desconhecidos e que possa auxiliar na construção de novas possibilidades, encontros e transformações na vida de todas as pessoas envolvidas”, enfatizou a coordenadora.
As atividades foram retomadas em 2022, após a pandemia de Covid-19, com a atual composição do grupo, que é aberto as interessadas, da região de abrangência do Cras. Durante os encontros são falados sobre temas variados, incluindo sobre a importância de ser mulher na sociedade, sobre preconceito, sobre rede de apoio e inúmeros outros que surjam e sejam relevantes para as participantes. Os encontros são quinzenais e cada um deles é pensado de maneira que gere reflexão com a realidade em que vivem.