O Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana, que representa a cidade de São José em diversos eventos e festivais para levar as danças tradicionais da cultura gaúcha e açoriana pelo Brasil, comemorou no mês de novembro dez anos dedicados a preservação da tradição gaúcha. Além de se destacar por performances excepcionais, o grupo se diferencia por sua atuação social impactante na comunidade, abraçando elementos como música, dança, costumes, trajes e gastronomia típica.
Como entidade sem fins lucrativos, o Grupo Querência Açoriana conquistou o reconhecimento de Utilidade Pública Estadual e Municipal, marcando sua presença nos órgãos públicos. A diretoria, liderada pelo presidente Fernando Evangelista Vargas, conta ainda com a uma diretoria composto por Adriano Brasil Matos, Fabiano Luiz Pinto Gomes, Joice Fabiana Fachini Vieira e a conselheira fiscal Maria Beatriz Brustolin Giaretta.
Composto por cerca de 90 dançarinos, 5 músicos, 2 instrutores e coordenadores, concentra seus esforços na promoção do folclore do sul do Brasil. Destacando-se em festivais e eventos, suas apresentações brilham pela diversidade de danças tradicionais campesinas gaúchas e da cultura açoriana.
O presidente Fernando Evangelista destaca que as apresentações do grupo vai além do palco. “A atuação do nosso grupo desempenha um papel ativo na comunidade através de campanhas sociais e doações de cadeiras de rodas”. Ele lembra que as conquistas ultrapassam fronteiras, cativando plateias em países como Paraguai, Portugal, Peru e França, firmando-se como embaixador cultural internacional. “As premiações em festivais regionais atestam o impacto positivo gerado por suas atividades”.
Os ensaios do grupo geralmente acontecem no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), com o apoio da Prefeitura de São José. Em 2016, o grupo sagrou-se campeão na categoria Veterano do Rodeio Internacional de Vacaria (RS), reforçando sua posição como um dos expoentes da tradição gaúcha no sul do Brasil.
No ano de 2023, ao celebrar seu décimo aniversário, o Grupo Querência Açoriana alcançou um dos mais significativos títulos na tradição gaúcha para São José, obtendo a primeira posição na categoria Veterano de danças tradicionais campesinas durante o 15º FENART, evento promovido pela CBTG na cidade de Irati (PR), e sagrou-se campeão na fase final do Festival Nacional da Cultura Gaucha-FNCG-2023, realizado em Espumoso (RS).
A conselheira fiscal do grupo, Maria Beatriz Brustolin Giaretta, afirma que o Grupo Querência Açoriana encara diariamente desafios na manutenção da tradição gaúcha. Segundo ela, “a batalha é constante, mas o grupo persiste, assegurando a continuidade da tradição com resiliência, paixão e um compromisso inabalável, uma verdadeira prova da força cultural que impulsiona o grupo a superar obstáculos e preservar a rica herança do sul do Brasil”.