Na primeira semana da Operação sentinela – lançada neste mês pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Segurança, Defesa Civil e Trânsito e da Guarda Municipal-, mais de 80 rondas preventivas ostensivas, 25 ocorrências de perturbação do sossego, conflitos de trânsito e abordagem a pessoas suspeitas de madrugada, cinco prisões em flagrante por furto, um cumprimento de mandado de prisão foram realizados em todos os bairros do Município, além de dois veículos furtados recuperados. O balanço com as ações da Guarda Municipal foi apresentado ao prefeito Orvino Coelho de Ávila pela secretária Andréa Grando.
As abordagens feitas pelos guardas municipais a pessoas em atitude suspeita e o repasse de dicas de segurança a cidadãos mais vulneráveis, sobretudo idosos, têm sido foco dos trabalhos. A secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito enfatizou que a Operação Sentinela tem como objetivo ampliar a presença de viaturas executando o patrulhamento preventivo de forma ostensiva nos locais que apresentam maior número de ocorrência de crimes e que não tem data para acabar.
O trabalho é caracterizado por um maior número de guardas municipais empenhados no patrulhamento e com rondas extensivas, principalmente nos finais de semana e na madrugada, além de mais blitz. A secretária também enalteceu o trabalho realizado pela central de Monitoramento da Prefeitura, em parceria com a policias civil e militar, que conta com mais de 300 câmeras espalhadas pelo Município. “O cidadão não percebe, mas essa presença on-line, tem ajudado a recuperar veículos e prisões em fragrantes. Ainda todo o trabalho de inteligência feita por esse grupo para evitar crimes na cidade”.
Concurso para Guarda
Com objetivo de ampliar o esforço por mais segurança no Município, a secretária Andréa Grando informou que ainda neste mês de novembro será lançado o edital para o concurso público de contratação de mais 40 novos guardas municipais e fazer cadastro reserva. Atualmente a Guarda Municipal de São José conta com 110 agentes devidamente treinados e capacitados constantemente e que com o concurso será reforçada a atuação no Município.
A Prefeitura já contratou a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), para prestação de serviço técnico especializado de coordenação, organização, planejamento, publicidade, elaboração e aplicação de avaliação por meio de provas objetivas e testes de condicionamento físico para o concurso da Guarda Municipal de São José. Ela também conta que tem mantido contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para solicitar mais efetivo de policiais militares e civis para São José.