Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioSEGURANÇAGuarda Municipal apresenta balanço dos primeiros dias da Operação Sentinela

Guarda Municipal apresenta balanço dos primeiros dias da Operação Sentinela

Mais de 100 abordagens foram realizadas, com cinco prisões em flagrante e dois veículos furtados recuperados

Publicidadespot_img

Na primeira semana da Operação sentinela – lançada neste mês pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Segurança, Defesa Civil e Trânsito e da Guarda Municipal-, mais de 80 rondas preventivas ostensivas, 25 ocorrências de perturbação do sossego, conflitos de trânsito e abordagem a pessoas suspeitas de madrugada, cinco prisões em flagrante por furto, um cumprimento de mandado de prisão foram realizados em todos os bairros do Município, além de dois veículos furtados recuperados. O balanço com as ações da Guarda Municipal foi apresentado ao prefeito Orvino Coelho de Ávila pela secretária Andréa Grando.

As abordagens feitas pelos guardas municipais a pessoas em atitude suspeita e o repasse de dicas de segurança a cidadãos mais vulneráveis, sobretudo idosos, têm sido foco dos trabalhos. A secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito enfatizou que a Operação Sentinela tem como objetivo ampliar a presença de viaturas executando o patrulhamento preventivo de forma ostensiva nos locais que apresentam maior número de ocorrência de crimes e que não tem data para acabar.

O trabalho é caracterizado por um maior número de guardas municipais empenhados no patrulhamento e com rondas extensivas, principalmente nos finais de semana e na madrugada, além de mais blitz. A secretária também enalteceu o trabalho realizado pela central de Monitoramento da Prefeitura, em parceria com a policias civil e militar, que conta com mais de 300 câmeras espalhadas pelo Município. “O cidadão não percebe, mas essa presença on-line, tem ajudado a recuperar veículos e prisões em fragrantes. Ainda todo o trabalho de inteligência feita por esse grupo para evitar crimes na cidade”.

Concurso para Guarda

Com objetivo de ampliar o esforço por mais segurança no Município, a secretária Andréa Grando informou que ainda neste mês de novembro será lançado o edital para o concurso público de contratação de mais 40 novos guardas municipais e fazer cadastro reserva. Atualmente a Guarda Municipal de São José conta com 110 agentes devidamente treinados e capacitados constantemente e que com o concurso será reforçada a atuação no Município.

A Prefeitura já contratou a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), para prestação de serviço técnico especializado de coordenação, organização, planejamento, publicidade, elaboração e aplicação de avaliação por meio de provas objetivas e testes de condicionamento físico para o concurso da Guarda Municipal de São José. Ela também conta que tem mantido contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para solicitar mais efetivo de policiais militares e civis para São José.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa