Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALHorta Solidária Urbana de São José recebe menção honrosa no Fórum Brasil...

Horta Solidária Urbana de São José recebe menção honrosa no Fórum Brasil ODS 2023

Primeira-dama Sandra Mikulski, madrinha do programa, recebeu premiação em evento na Assembleia Legislativa

Publicidadespot_img

O programa Horta Solidária Urbana, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, recebeu nesta quinta-feira (26), na categoria “Poder Público”, menção honrosa no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante o Fórum Brasil ODS 2023. O evento, que encerrou nesta sexta-feira (27), abordou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030 de preservação ambiental.

Como parte da programação do evento, houve a cerimônia de reconhecimento de iniciativas inovadoras que impactam positivamente nos ODS, com projetos que abordam questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, inclusão social e educação. O Prêmio ODS SC 2023 recebeu 92 inscrições e teve 17 finalistas em categorias que incluem Pessoa Física, Empresa Privada, Entidade de Classe, Poder Público, Instituição de Ensino e Organizações da Sociedade Civil.

O reconhecimento à Prefeitura de São José foi entregue a primeira-dama, Sandra Mikulski, reconhecida como “madrinha” do programa. “Receber uma menção honrosa do Fórum Brasil ODS 2023 pelo nosso Programa Horta Solidária Urbana é extremamente gratificante. Esse reconhecimento representa o esforço coletivo de São José em prol da sustentabilidade ambiental. Nossas hortas estão desempenhando um papel fundamental ao fornecer alimentos saudáveis para muitos josefenses, promovendo a integração com as comunidades e contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor”, destacou a primeira-dama.

Ela explicou que o trabalho não para. “Atualmente, já temos quatro hortas em funcionamento e estamos em processo de implantação da quinta. Nosso objetivo é chegar a um total de dez hortas em nossa cidade. Como afirma o prefeito Orvino, “meu compromisso é com São José”.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, que não pode comparecer devido compromissos pré-agendados, expressou seu orgulho em relação ao programa, destacando a transformação que ele promove ao ambiente e às vidas dos cidadãos josefenses.

Suzana Bousfield, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, explicou que o programa surgiu da necessidade de combater a realidade negativa de áreas públicas usadas como depósitos de lixo e do sonho de líderes comunitários de transformar esses espaços ociosos em locais que promovem qualidade de vida e alimentação saudável. Ela acrescentou que o Município desempenhou um papel crucial ao apoiar o programa com a cessão de uso de terrenos, preparo, cercamento, paisagismo e a mão de obra necessária para implementar as unidades.

“Ver o impacto positivo que o programa tem na vida das pessoas, promovendo uma alimentação saudável, conscientização ambiental e inclusão social, é algo que me motiva. Estou orgulhosa de fazer parte desse movimento e mostrar nosso trabalho para gestores de outras cidades de Santa Catarina”, destaca Suzana.

A secretária da Educação, Rose Bartucheski, que também foi uma das empenhadas no desenvolvimento do programa, lembrou da importância dele para as comunidades beneficiadas.  “O Horta Solidária é verdadeiramente transformador. Ele revitaliza terrenos abandonados nas comunidades, convertendo-os em hortas vibrantes, repletas de vida e cores. Além disso, o programa coloca alimentos saudáveis nas mesas das pessoas, muitas vezes resolvendo o desafio de acesso a alimentos nutritivos”.

O programa Hortas Solidárias Urbanas incentiva a educação ambiental e cidadania nas escolas municipais e já possui quatro hortas localizadas nos bairros Morar Bem, Ipiranga, Forquilhas-Potecas e Areias.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa