Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioESPORTEPrefeitura de São José recepciona atleta medalhista no Pan-Americanos

Prefeitura de São José recepciona atleta medalhista no Pan-Americanos

Equipe de Taekwondo foi recebida por secretários que destacaram a relevância da modalidade no Município

A equipe de Taekwondo de São José, beneficiada com o Programa Bolsa-Atleta, esteve na manhã desta quinta-feira (26) na Prefeitura, para compartilhar os próximos rumos do esporte no Município e comemorar recente vitória do atleta Lucas Ostapiy, que quebrou barreiras ao ser o primeiro catarinense na modalidade a participar dos Jogos Pan-Americanos. Lucas, de 24 anos, garantiu a medalha de bronze nesta edição que está acontecendo em Santiago, no Chile.

Para representar o prefeito Orvino Coelho de Ávila, estiveram presentes os secretários de Governo, Luiz Fernando Verdine Salomon, a secretária de Esporte e Lazer, Gilmara Vieira Bastos, a secretária de Segurança e Trânsito, Andrea Grando e a comandante da Guarda Municipal, Ane Warmling.

A secretária Gilmara se demonstrou contente por ter sido surpreendida com a vitória do atleta, que coincidiu com o período em que assumiu a pasta de esporte. “Acabei de chegar e já com essa notícia, assim, tão positiva! Vejo o quanto vale a pena, a gente investir no jovem e na criança. Não se trata simplesmente de um projeto que traz uma medalha, mas, sim, o quanto isso faz a diferença na vida desse jovem, dessa família e dos demais jovens inspirados por ele”.

Ele destacou ainda que “o Município está no caminho certo, não é investir no esporte ou na saúde, ou na segurança. É investir em todas as áreas, pois todas impactam lá na frente. Com pessoas mais saudáveis, com vidas mais regradas, jovens inseridos no estudo, impacta na segurança porque não estão envolvidos com violência. Isso faz a diferença diretamente na cidade. É um investimento preventivo, no futuro da cidade”.

O atleta Lucas conta que é natural de Pato Branco (PR) e se mudou em busca de melhores condições de treinamento e que, segundo ele, essa procura terminou ao chegar em São José, com o incentivo do Programa Bolsa Atleta. “A medalha de bronze representa o trabalho de uma vida toda e todo o esforço da equipe. Da própria Prefeitura e incentivo ao esporte e, claro que é todo um orgulho até para a nação inteira”.

O momento foi de emoção também por parte da secretária Andrea, que também teve passagem no esporte e se emocionou com a proporção que a modalidade está tomando em São José. “Aqui em São José eu vi o Taekwondo iniciar, foi um projeto pé no chão, lembro que recebemos o Adelino e o Ericson Busualto, eles tinham uma proposta grande. Nós não tínhamos o dinheiro necessário, mesmo assim começamos com pé no chão. E hoje em dia está aí crescendo, se não me engano foi um dos que mais cresceu e traz resultados, espero que tenha vida longa no Município, que possa formar muitos atletas, cidadãos para o mundo”.

O técnico de taekwondo, Éricsson Busualto, informa que os atletas treinam diariamente, de segunda-feira à sábado, no Centro Multiuso, duas vezes por dia. “O esporte é uma ferramenta social para o desenvolvimento educacional e moral das pessoas, ele oportuniza conhecer outros países, o profissional, assim como o Lucas que é sargento da Marinha do Brasil, justamente pelo incentivo do Taekwondo. Todos os nossos atletas são universitários. Então o esporte realmente está impactando nas vidas”, afirma o técnico.

Ranking Mundial

De acordo com o técnico Ericson, alguns atletas de São José estão em posições destacadas mundialmente. “O Lucas, por exemplo, hoje é o número 15 do ranking do mundial, o João Diniz é o número 11 do ranking. Então a gente tem vários atletas hoje do top 30 do mundial e aí correndo obviamente para buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos. Então, o Bolsa-Atleta tem essa importância, porque dá um suporte básico para que o atleta possa se desenvolver com segurança”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa