Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALHU-UFSC realiza o 3º Simpósio de Introdução à Homeopatia

HU-UFSC realiza o 3º Simpósio de Introdução à Homeopatia

Evento é dirigido a toda a comunidade hospitalar, mas também é aberto à participação de outros interessados, de forma presencial ou online

Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Rede Ebserh, realiza no próximo dia 9, das 14h às 167h30, a terceira edição do Simpósio de Introdução à Homeopatia. O evento é comemorativo ao 268º aniversário do nascimento do médico fundador da Homeopatia, Samuel Hahnemann, em 10 de abril, que também é considerado o Dia Mundial da Homeopatia.

O 3º Simpósio de Introdução à Homeopatia será um evento híbrido, com palestras online, via aplicativo Teams, mas também recebendo participantes no Auditório do HU-UFSC. A programação é dirigida a toda a comunidade hospitalar, e a participação é aberta também a todas as pessoas interessadas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/49nEjRm.

Programação

3º Simpósio de Introdução à Homeopatia

Dia 09/04/2024

14h: Auditório do HU-UFSC

Abertura – Professor Douglas Francisco Kovaleski, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSC

Apresentação – Luiz Carlos Esteves Grelle, médico homeopata do HU-UFSC, coordenador do evento

14h15:

Palestra – Lançamento do livro Homeopatia não é efeito placebo: comprovação das Evidências Científicas da Homeopatia, livro digital indexado e disponibilizado online na Biblioteca Virtual em Saúde de forma gratuita (BVS-LILACS-BIREME), de autoria do professor Marcus Zulian, que falará sobre o tema.

Nos 13 capítulos do livro, o autor discorre sobre a “fundamentação farmacológica do princípio da similitude”, o estado da arte dos “estudos experimentais em modelos biológicos”, “ensaios clínicos controlados randomizados”, “revisões sistemáticas, metanálises e relatórios globais” e “estudos observacionais”; e explicita as contradições da narrativa simplista utilizada nas “estratégias pseudocéticas e pseudocientíficas alardeadas pela grande imprensa.

Marcus Zulian e médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP – 1991), doutor em Ciência Médica e pós-doutor pela Faculdade de Medicina da USP.

15h15:  Espaço para perguntas

15h30:

Palestra – O Delineamento de N-de-1 para Pesquisas Clínicas, pelo professor Flávio Dantas.

Flávio Dantas é professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi coordenador do Curso de Medicina, chefe do Departamento de Clínica Médica e diretor de Pós-Graduação da UFU, pesquisador visitante do Royal London Homeopathic Hospital e professor visitante da Faculdade de Medicina da USP.

Os estudos N-de-1 são realizados com um único indivíduo (N=1) e levam em consideração as suas peculiaridades. Segundo o Centro Oxford de Medicina Baseada em Evidências, proporcionam evidências do Nível 1, comparáveis àquelas produzidas por revisões sistemáticas de ensaios randomizados.

16h15:  Espaço para perguntas

16h30:  Encerramento

Rede Ebserh

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa