Hoje é segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALHU-UFSC tem mais de 200 pesquisas científicas em andamento

HU-UFSC tem mais de 200 pesquisas científicas em andamento

São trabalhos científicos dos mais variados, com impactos em diversas áreas da ciência, principalmente na área da saúde

O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é, além de instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico foi comemorado em 08/07. Conheça a relevância do HU-UFSC e da Rede Ebserh na área da ciência.

Atualmente há mais de 100 pesquisas científicas em andamento no HU-UFSC. Em 2021 foram 150 projetos cadastrados, 190 em 2022, 177 em 2023 e, em 2024 (até o momento) já foram 88 projetos cadastrados.

São trabalhos científicos dos mais variados, com impactos em diversas áreas da ciência, principalmente na área da saúde. Todos os trabalhos desenvolvidos trazem benefícios diretos ou indiretos para a instituição, dentre estes destacamos: “Efeito da ingestão de um sorvete adaptado sobre indicadores nutricionais, inflamatórios e de estresse oxidativo, incidência de mucosite oral e qualidade de vida de indivíduos com câncer em quimioterapia”; “Ozonioterapia e laserterapia no tratamento de feridas cirúrgicas”; “Cobertura multicamadas e fotobiomodulação no tratamento de lesões por pressão em pacientes adultos hospitalizados”; além da participação em estudos clínicos multicêntricos como “Estudo multicêntrico sobre o efeito do Carvedilol na prevenção da cardiotoxicidade relacionada ao uso de Antraciclinas”; “Estudo Notus: para avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade de dupilumabe em participantes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) de moderada a grave”; e “Estudo Renovate: ensaio clínico comparando cateter nasal de alto fluxo versus ventilação não-invasiva com pressão positiva na insuficiência respiratória aguda”.

“As pesquisas clínicas dentro de um hospital de ensino como o HU-UFSC são fundamentais para o avanço científico da instituição. O desenvolvimento de estudos clínicos permite que a instituição, e principalmente os participantes dos estudos, tenham acesso às tecnologias investigáveis de forma precoce e segura. Além disso, proporciona que os alunos, residentes, servidores e professores das mais diversas áreas do conhecimento que atuam na instituição tenham a oportunidade de vivenciar ou aplicar na prática o método científico e todas as implicações éticas e regulatórias necessárias para conduzir um estudo clínico. Por fim, os achados clínicos proporcionados por estudos clínicos podem mudar a prática clínica, trazer novos métodos de diagnóstico, tratamentos inovadores e protocolos assistências baseados em evidência”, explica a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do HU-UFSC, Nayala Lirio Gomes Gazola.

Pesquisas na Rede Ebserh

As pesquisas clínicas e as inovações tecnológicas são pilares fundamentais em todos os Hospitais Universitários Federais (HUFs) administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os HUFs da Rede Ebserh são hospitais-escola e prestam atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas com a missão de formar profissionais na área da saúde, oferecendo residências, preceptorias e estágios, e também desenvolver pesquisas clínicas, acadêmicas e tecnológicas, uma vez que contam com profissionais, pesquisadores e docentes altamente qualificados.

Por isso, têm em sua estrutura organizacional Gerências de Ensino e Pesquisa (GEPs), que abrigam Setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Unidades de Gestão da Pesquisa e Unidades de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde.

Dentro das GEPs há o PIC (Programa de Iniciação Científica), o PIT (Programa de Iniciação Tecnológica), o NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde), Centro de Pesquisas Clínicas (CPC), Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Extensão, Centros de Ensino Baseado em Simulação ou Centros de Simulação Realística, Unidades de E-saúde, entre outras segmentações voltadas ao fomento das pesquisas.

A partir das pesquisas se originam conhecimentos e ideias que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras e que, por sua vez, irão gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade.

Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa