Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALIdosos da EJA dançam no Jardim Botânico de Florianópolis

Idosos da EJA dançam no Jardim Botânico de Florianópolis

Adélia Domingues, 89 anos de idade, participou da atividade

Os estudantes, do Polo EJA/NETI/UNAPI-UFSC, que é parte integrante do núcleo EJA Centro I, estiveram no Jardim Botânico de Florianópolis para uma manhã diferente no parque, acompanhados por professoras, articuladora e coordenadora.

Em meio ao verde, os idosos das turmas de primeiro e segundo segmentos participaram de uma vivência de danças circulares sagradas com a focalizadora Cristiane Lopes, professora aposentada da Prefeitura, que fez a atividade a convite da professora Gabriela Albanás, do Programa Saúde na Escola (PSE).

As danças circulares sagradas são uma forma de expressão artística e cultural que têm raízes profundas em diversas tradições ao redor do mundo. Promovem autoconhecimento, interação consigo, com o outro e com o ambiente e suas tradições por meio de músicas cativantes.

A experiência proporcionou conexão, alegria e movimento aos idosos. De acordo com o seu Olmiro Ignácio Heinen, 79 anos, “não poderia ter sido melhor”. Adélia Domingues, a mais velha do grupo, tem 89 anos de idade. “A dança nos deixa mais vivos e alegres”, disse ela.

A atividade foi uma iniciativa do Programa Saúde na Escola em parceria com a articuladora do NETI/UNAPI/ Núcleo Centro I da EJA, Regina Helena Seabra. O Polo NETI/UNAPI funciona nas instalações do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus Trindade, e atende cerca de 30 estudantes, entre 51 e 89 anos.

A EJA, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, é uma modalidade de ensino ligada à Secretaria de Educação de Florianópolis. As matrículas, para pessoas a partir de 15 anos de idade, podem ser feitas a qualquer tempo. Para estudarem no polo NETI/UNAPI, os estudantes precisam ter a partir de 50 anos. Os estudantes se alfabetizam (primeiro segmento) e concluem o ensino fundamental (segundo segmento) . Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone  3212-0925.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa