Hoje é terça-feira, 23 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALInauguração da horta solidária do Lisboa marca mês de aniversário de São...

Inauguração da horta solidária do Lisboa marca mês de aniversário de São José

Terreno baldio foi transformado em horta com acessibilidade para a comunidade

A quinta e maior horta solidária de São José, no Loteamento Lisboa, fechou o conjunto de entregas da Prefeitura no mês de aniversário de 274 anos da cidade. O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (28) em cerimônia com a presença do prefeito Orvino Coelho de Ávila, a primeira-dama e madrinha do projeto, Sandra Mikulski, autoridades e moradores da região.

As hortas são uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em articulação com a iniciativa privada e parceria com as secretarias de Infraestrutura e Planejamento. O espaço, instalado anexo à Capela Nossa Senhora de Fátima, na Rua Coimbra, foi rodeado pela comunidade que fará a gestão compartilhada do espaço. Um dos grupos a usar os lotes é o “Mães Que Se Apoiam”, que reúne famílias de crianças atípicas.

“Eu acreditava que ficaria legal, mas quando vi o resultado fiquei impressionado. Foi uma entrega muito ágil porque muitas pessoas colocaram a mão na massa. Esse era um terreno baldio, e foi aterrado pela equipe da Infraestrutura. Dessa forma, atuamos também no combate à dengue por inibir as pessoas de jogarem lixo nessa área. Essa entrega simboliza, principalmente, a solidariedade, que é a palavra-chave para a nossa gestão”, comentou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

O projeto das hortas já atende os bairros Ipiranga, Potecas, Morar Bem (Serraria) e Areias. As equipes de outras hortas também marcaram presença, entregando cestas com frutos e sementes para o novo núcleo do projeto no Lisboa. “O projeto foi construído com muito carinho, e é incrível a evolução de cada horta. Apesar dos grandes investimentos, o prefeito Orvino nunca esquece de olhar pelo social, para as pessoas. E essa é uma iniciativa para a comunidade”, afirmou a primeira-dama Sandra Mikulski.

A meta do município é alcançar 10 hortas comunitárias em São José. A horta contou com parceria das empresas Quantum Engenharia e Pauta, além da mobilização da comunidade, conforme compartilhou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Suzana Bousfield.

“Esse é um trabalho em equipe. Já tivemos a oportunidade de conversar com cada pessoa que participou deste projeto, e isso é espírito de parceria. As hortas fazem com que as pessoas melhorem sua saúde física e mental, e envolvem a comunidade em uma corrente de solidariedade”, afirmou a secretária.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa