Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALIntegrantes do Cras Cultural ficam encantados com a estrutura do Cati

Integrantes do Cras Cultural ficam encantados com a estrutura do Cati

Visita ocorreu nesta sexta-feira (24) e foram apresentados serviços oferecidos pelo espaço

A Prefeitura de São José, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Areias, promoveu nesta sexta-feira (24), o 9º encontro do Projeto Cras Cultural. A iniciativa, que visa promover a inclusão social e cultural de comunidades, proporcionou uma experiência única aos usuários do serviço, ao visitar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) de São José. O objetivo da visita foi mergulhar nos serviços oferecidos por esse espaço e fortalecer laços culturais.

Ao entrar nas instalações do Cati, os usuários do Cras Areias foram recebidos pela equipe do equipamento em um ambiente acolhedor, repleto de atividades dedicadas à pessoa idosa. O Cati se destaca como um ponto vital para a qualidade de vida e socialização da pessoa idosa. Um elemento crucial dessa experiência foi uma aula de dança que, transformou-se em um momento de pura diversão.

Sandra Gomes, coordenadora do Cras Areias, compartilhou sua gratidão pela oportunidade de estreitar os laços com o Cati. “Essa visita não apenas nos permitiu conhecer de perto as instalações do Centro, mas também ressaltou o poder transformador da cultura na promoção da inclusão social. Acreditamos que a cultura é uma linguagem universal que une pessoas, independentemente da idade. A experiência no Cati de São José reforçou o objetivo do Projeto Cras Cultural de ampliar horizontes, promover o enriquecimento cultural e fortalecer os laços comunitários”.

O Projeto Cras Cultural busca não apenas proporcionar momentos de lazer e aprendizado aos seus usuários, mas também fomentar a inclusão e o senso de pertencimento à comunidade. O evento contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade. O Cras de Areias providenciou transporte e acompanhamento.

Iniciativa

Previsto no calendário da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, o programa ocorre sempre na última semana de cada mês. A iniciativa leva lazer e cultura às famílias dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Bela Vista, Real Parque, Areias, Barreiros, Potecas e Jardim Cidade Florianópolis, que integram o território do Cras de Areias.

O Cras Cultural promove o acesso às atividades relacionadas a estes segmentos, sempre de forma gratuita, para que os usuários e suas famílias possam usufruir de espaços públicos, que geralmente não são conhecidos, como forma de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários. As ações coletivas também têm o intuito de proporcionar vivências com o objetivo de romper o isolamento cultural, social e político a que muitas famílias estão submetidas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa