Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALInteração e acolhimento marcam primeiro dia de atividades nos CEMs e CEIs

Interação e acolhimento marcam primeiro dia de atividades nos CEMs e CEIs

Mais de 23 mil crianças e estudantes voltaram às aulas nesta quinta (15)

Nesta quinta-feira (15), as unidades educativas da rede municipal de ensino de São José iniciaram o ano letivo. Cada Centro de Educação Infantil (CEI) e Centro de Educação Municipal (CEM) preparou atividades especiais para recepção das mais de 23 mil crianças e estudantes matriculados.

A secretária de Educação, Rose Bartuckeski, acompanhou esse período de volta às aulas em algumas unidades. “É gratificante ver como os profissionais da educação são criativos e comprometidos com o educar, e também como as crianças ficam felizes em estar estudando, estar junto com os amigos. A gente fica com a energia renovada”, frisou.

No CEI Professor Lindomar Antônio Fabro, localizado em Potecas, a equipe inovou ao implantar neste ano a proposta pedagógica “Inserção com a docência compartilhada junto com as famílias”. A proposta consiste na participação das famílias no cotidiano do CEI por uma hora neste primeiro dia e em outros, se desejar. “O período de inserção na instituição é um momento muito delicado, que gera expectativas, ansiedade, insegurança, angústia, medos e dúvidas nos pais e nas crianças. Por isso, desenvolvemos esse momento para facilitar a transição do ambiente familiar para o CEI”, citou a diretora Margareth Oliveira.

A mãe Giovana dos Santos gostou de acompanhar a estreia da Maria Júlia (Maju), de 9 meses, na creche, em que já estuda o filho mais velho Theo, de 2 anos. “Está sendo bem importante vivenciar essa rotina do CEI, verificar como é a entrada e a alimentação da Maju. Já o retorno do Theo foi bem tranquilo. Essa unidade que abriu no ano passado veio em excelente momento, porque nós moramos bem perto”, comentou Giovana. Inaugurado no ano passado, o CEI Professor Lindomar Antônio Fabro é a unidade mais recente da rede e atende mais de 330 crianças na Educação Infantil.

Outra unidade visitada foi o CEM Renascer, no bairro Real Parque, que passa a oferecer educação em período integral para as turmas do 1º e do 2º ano. “São quatro turmas que iniciam com educação em período integral com jornada de 35h semanais, conforme prevê o Programa Escola em Tempo Integral, parceria com o Governo Federal. Então, os 1º anos vêm nas segundas e quartas-feiras no período integral; os 2º anos vêm nas terças e quintas-feiras; e na sexta-feira de manhã, as quatro turmas. Quando a criança fica aqui o dia todo, tem uma alimentação especial com café da manhã, almoço, uma frutinha para eles no período da tarde, e às quatro horas tem a janta. Também complementamos a grade curricular com cultura maker, aulas de musicalização, sobre cidadania, meio ambiente, informática e artes marciais”, detalhou a diretora Tatiana Pereira Rosa.

A aluna do 2º ano, Charlotte Becker de Andrade, de 7 anos, aprovou a novidade. “É legal porque a gente faz muito mais coisas. Está bem legal”, opinou.

Escolas profissionais e EJA

Esta quinta-feira (15) também marca o início do ano letivo para os cerca de 3,5 mil alunos das sete escolas profissionais e dos quase 400 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa