A praia da Lagoa do Peri, localizada dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, na região sul de Florianópolis, ganha nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a partir das 11h, o hasteamento da Bandeira Azul, pela oitava vez concedida ao local em reconhecimento internacional da qualidade das ações de recuperação e conservação desempenhadas no espaço. O selo, conferido pelo Instituto Ambientes em Rede e válido para a temporada 2023/2024, atesta, entre outras coisas, a qualidade da estrutura de visitação e balneabilidade.
“Mais uma vez a praia da Lagoa do Peri conquistou este importante reconhecimento, fruto de um trabalho primoroso de gestão e cuidado ambiental. Um compromisso que resultou no cumprimento dos mais de 34 critérios analisados pelo júri. A projeção que isso traz para a cidade e nosso trabalho é muito gratificante”, comemora o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
Entre os critérios, estão: boas condições de limpeza da praia, estrutura adequada de sanitários e equipamentos de coleta de lixo, o monitoramento de habitats sensíveis, oferta de serviços e segurança, além da qualidade da água e a inexistência de poluentes.
“Com o hasteamento da bandeira, todo visitante ou morador que vier até a Lagoa do Peri tem materializada essa conquista que é coletiva. O manancial da Lagoa do Peri tem uma importância histórica para Florianópolis, seja pelos recursos hídricos utilizados no abastecimento de diversas famílias, seja pelo papel crucial para o equilíbrio do ecossistema da região”, enfatiza o presidente da Floram, Bruno Vieira Luiz.