spot_img
Hoje é sexta-feira, 4 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALMais da metade das praias da Capital tem pontos impróprios para banho

Mais da metade das praias da Capital tem pontos impróprios para banho

spot_img

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informa que mais da metade das praias de Florianópolis apresenta algum ponto impróprio para banho. Entre elas, Jurerê, Canasvieiras, Ponta das Canas e Ingleses. O levantamento foi realizado em meio a um surto de diarreia que se espalhou pelo litoral catarinense.

Florianópolis é o epicentro do problema, tendo a prefeitura reconhecido o status de epidemia. Já são mais de 1.800 casos confirmados desde o começo do ano. Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e Itapema são as
outras cidades com o mesmo problema.

Quando a água está contaminada, a presença de bactérias pode gerar males intestinais e também oculares. É o que alerta a médica Cláudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF). “A água poluída pode causar conjuntivite e os sintomas são olhos vermelhos, coceira, dor e uma sensação de areia na região ocular”, explica.

Segundo Cláudia, se a pessoa apresentar qualquer desses sintomas, deve procurar orientação de um oftalmologista para eventual tratamento com colírio antibiótico adequado.

Disponível para consulta no site do IMA (https://www.ima.sc.gov.br/) , a balneabilidade das praias deve  ser sempre observada para evitar problemas de saúde.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa