A dengue é considerada uma doença grave e que pode levar à morte em casos mais complicados. Porém, quando os dados comprovam essa realidade, a situação ganha ainda mais relevância. Foi o que aconteceu com a divulgação recentemente de um boletim epidemiológico realizada pelo Ministério da Saúde que apontou que somente no ano passado um total de 1.016 pessoas perderam a vida no Brasil em virtude da doença.
Somente no estado de Santa Catarina, de acordo com as informações publicadas, 66 pessoas foram a óbito tendo como causa a dengue. Além desses dados se configurarem como um novo recorde histórico, já que superam 2015 em que foram registradas 985 mortes devido à infecção, eles ainda podem ser maiores, já que mais de cem casos permanecem em investigação.
Ciente da importância do assunto, Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Saúde reforça a importância das estratégias de prevenção à dengue em todo município. Além de ações de conscientização que têm como objetivo informar à população sobre as formas de combate, os agentes de endemia do município também realizam fiscalizações de forma constante em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Entretanto, é de fundamental importância o papel da população para evitar o aumento de casos da doença.
Combate à dengue
O mosquito Aedes aegypti é considerado o principal vetor de transmissão da doença, por isso, as ações de combate e prevenção tem como objetivo fundamental evitar sua proliferação. Confira, abaixo, dez ações importantes para evitar a reprodução do mosquito.
01) Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
02) Verificar se as lixeiras estão bem tampadas.
03) Colocar areia nos pratos de plantas e flores.
04) Evitar deixar o lixo espalho por quintais e terrenos.
05) Limpar as calhas de forma periódica.
06) Cobrir as piscinas quando não estiverem em uso.
07) Tapar ralos e baixar tampas de vasos sanitários.
08) Limpar de forma periódica a bandeja externa da geladeira.
09) Guardar as vasilhas dos animais de estimação após o uso
10) Cobrir a cisterna da melhor forma possível.