Hoje é quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALMostra de Cinema explica porque brincadeiras antigas não saem da nossa memória

Mostra de Cinema explica porque brincadeiras antigas não saem da nossa memória

Haverá atividades no Centro Integrado de Cultura (CIC) e também na UFSC, que é onde será apresentado o longa "Antigas brincadeiras".

Com a exibição de 10 curtas e 2 longas-metragens, a 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis realiza nesta segunda-feira (14) o seu quarto dia de festival. Haverá atividades no Centro Integrado de Cultura (CIC) e também na UFSC, que é onde será apresentado o longa “Antigas brincadeiras”.

Dirigido por Cristian de Ciancio, “Antigas brincadeiras” mostra como, ainda hoje, divertimentos de gerações passadas se mantêm vivas em sua essência, como o carrapicho (escorregar na folha de coqueiro), a corrida de rolimã, soltar pipa, cabra-cega, pular corda, amarelinha, entre outros. A exibição será às 14h, no auditório do Bloco E Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC e servirá para comemorar os 25 anos do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA), da Universidade Federal. 

“Existem brincadeiras que nunca saem da nossa memória”, diz uma das coordenadoras do NICA, Gilka Girardello, que irá participar da sessão de bate-papo logo após a exibição, junto com os realizadores. O documentário de 70 minutos mostra inúmeros registros da expressão mais genuína da vida, o brincar, apresentando como jogos antigos ainda estão presentes em diferentes regiões do Brasil.

O outro longa da segunda-feira será a animação “Abá e sua banda”, de Humberto Avelar, que será exibido na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, do CIC, às 15h. O filme acompanha um jovem príncipe em conflito com seus sonhos e suas responsabilidades. Depois de romper com seu pai, ele segue para o Festival de Música e descobre os planos de seu tio para acabar com a diversidade de sua comunidade.

10 CURTAS-METRAGENS

Os curtas serão todos exibidos no CIC. Quatro são da Ilha estarão na sessão das 13h: Campeonato de pescaria; O mistério do Boi de Mamão; O sumiço da coroa; e Taí ó, uma aventura na Lagoa. E a partir das 17h, a Sessão Curtas Catarinenses apresentará: A árvore de alfajor; A ilha da magia: a jornada da Rosa com Zé Perri; Lótus; O medo dos vivos; São Sebastião – O santo prisioneiro do Contestado; e Windows.

Apesar da Mostra de Cinema Infantil ser gratuita, nas sessões no CIC é necessário que o público faça a retirada de ingressos. Os interessados devem chegar com 40 minutos de antecedência para pegar o convite. Além da exibição de filmes, a programação da Mostra conta com palquinhos com apresentações musicais, lançamentos de livros e oficinas de audiovisual para crianças. Após cada sessão de cinema, a pipoca é distribuída para todos.

No primeiro dia de programação infantil, no sábado do Dia das Crianças, cerca de 800 pessoas passaram pela Mostra e assistiram a três longas, 20 curtas-metragens e seis capítulos da série “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello.  

Iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=mSCToM1QoRA&t=8s

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa