Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALNovas coletas de monitoramento ambiental nos bairros Saco Grande e Monte Verde

Novas coletas de monitoramento ambiental nos bairros Saco Grande e Monte Verde

O resultado das análises vai possibilitar traçar um diagnóstico da região com o acompanhamento da evolução dos indicadores ambientais

Em decorrência das obras de implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) fez na última terça-feira (21) uma nova coleta de amostras de água e sedimentos para o monitoramento da qualidade ambiental da região. As amostras são de 10 pontos, sendo sete localizados na Baía Norte, no entorno da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós); e três em área urbana, ao longo do curso dos rios Vadik e Pau do Barco, que cortam os bairros Monte Verde e Saco Grande.

O resultado das análises vai possibilitar traçar um diagnóstico da região com o acompanhamento da evolução dos indicadores ambientais. Serão observados os períodos: antes do início da implantação da infraestrutura sanitária, previamente e durante a execução das obras; e após o início da operação do sistema com as redes de coleta de esgoto e a Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo em funcionamento. Outro objetivo das coletas é a avaliação da eficiência do tratamento de efluentes da ETE João Paulo. Atualmente, a falta de infraestrutura sanitária torna a região vulnerável à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens.

Na Baía do Saco Grande, a Companhia também executa ações de monitoramento dos chamados blooms de fitoplâncton. Os blooms são florações anormais de microalgas estimuladas pela contaminação dos cursos de água, que podem resultar na mortandade de peixes e outras espécies da fauna aquática. Todos os programas ambientais executados pela CASAN durante a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário foram aprovados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

A implantação do SES está em andamento com a construção da ETE João Paulo e o assentamento de rede coletora no João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Os bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui também serão beneficiados com a ligação ao sistema, possibilitando o início da operação da infraestrutura já instalada na região. A implantação do SES tem investimento de R$129,6 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa