Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALO sonho de propriedade de imóvel é concretizado com entrega de títulos...

O sonho de propriedade de imóvel é concretizado com entrega de títulos de posse em São José

Após 20 anos de espera, entrega feita pelo prefeito Orvino e equipe do título de posse marca o fim de angustia para 41 famílias em São José

Após quase duas décadas em busca do título de propriedade de suas residências, uma história de esperança e superação ganhou seu capítulo final, neste sábado (24), para 41 famílias do loteamento Morar Bem, localizado no bairro Serraria, em São José. Os moradores, emocionados, receberam, em suas próprias casas, a tão aguardada documentação de posse das mãos do prefeito Orvino Coelho de Ávila e equipe da Secretaria de Regularização Fundiária.

Uma das mais emocionadas ao receber o título de posse de sua propriedade, a aposentada, Maria Tereza, 69 anos, expressou sua satisfação ao finalmente receber a escritura de sua casa, após quase 25 anos pagando o IPTU. Ela elogiou o prefeito Orvino e compartilhou sua admiração por ele também ser um amante de plantas, assim como ela. Agora, com o documento em mãos, ela afirma que pode finalmente dormir mais tranquila. “Nunca vou esquecer o momento em que o prefeito bateu à minha porta com o título de propriedade em mãos. Foi como se um peso enorme tivesse sido tirado dos meus ombros”.

Com a aquisição do título definitivo, um novo horizonte se abre para esses cidadãos. Além da conquista da segurança jurídica e da legalização de suas propriedades, agora, podem sonhar com melhorias, realizar projetos e até mesmo buscar financiamentos e empréstimos para alavancar seus empreendimentos. O documento carrega em si não apenas a concretização de um direito, mas também a possibilidade de um legado, permitindo que a propriedade seja herdada legalmente pelos descendentes.

A professora, Liriel dos Santos, 21 anos, falou da longa espera para obter a escritura da casa de seus pais, Luiz Antônio e Terezinha. Ela enfatizou o alívio que sentiu ao receber o título de propriedade, pois agora poderá organizar a documentação de seu próprio apartamento, proporcionando tranquilidade aos pais. Liriel também elogiou a iniciativa da prefeitura em entregar os títulos de posse diretamente nas residências, pois isso aumenta a credibilidade do processo e permite que outros moradores que ainda estejam no processo de regularização tirem suas dúvidas.

“Ao longo dos anos, meus pais passaram por tantas promessas não cumpridas, nos deixando desiludidos e com um sentimento de abandono. Mas, hoje, tudo mudou. O prefeito Orvino, com sua atitude, veio até nossas casas para entregar os tão esperados títulos de propriedade. Foi um gesto de cuidado e reconhecimento que nos tocou profundamente”.

Emoções e comemorações

A merendeira, Flávia Cristina, 36 anos, lembrou de suas frustrações ao tentar reformar sua casa anteriormente, quando não conseguiu obter o financiamento necessário devido à falta da escritura. Agora, Flávia poderá finalmente realizar o tão sonhado projeto de reforma em sua casa. “Quando o prefeito Orvino disse que iria nos procurar pessoalmente, confesso que fiquei desconfiado. Mas ele cumpriu sua palavra. Ele e sua equipe vieram até nossas casas, olharam em nossos olhos e nos entregaram os títulos de proprietários”.

A aposentada, Ana Maria, 75 anos, destacou sua honra ao receber o título de proprietária das mãos do prefeito Orvino. Ela, que vive no local há 17 anos e nunca deixou de acreditar na ação de regularização promovida pela prefeitura. Para Ana Maria, esse momento é a concretização de sua confiança. “Receber o título de propriedade na minha porta foi um momento de muita emoção. O prefeito nos deu não apenas um pedaço de papel, mas também respeito e dignidade. Agora, posso olhar para minha casa e sentir que realmente pertence a mim e à minha família”.

Frente de trabalho

O secretário adjunto de Regularização Fundiária, Rubens Pereira Júnior, enalteceu o trabalho realizado desde outubro de 2022, quando as primeiras frentes foram iniciadas no Loteamento Morar Bem para solucionar o problema de título de posse de propriedade às famílias. “O sucesso alcançado é apenas um prenúncio do que está por vir, pois a expectativa é ampliar esses esforços não só na comunidade do Morar Bem, mas em todo o município de São José. Nosso compromisso é trazer a regularização fundiária e proporcionar uma vida digna para todos os moradores. Continuaremos trabalhando incansavelmente para alcançar esse objetivo em todas as áreas de nosso município”.

Olhar sensível

O prefeito Orvino Coelhos de Ávila, emocionado por estar concretizando o sonho de vários josefense, considerou as entregas dos títulos de propriedades como a confirmação de seu dever cumprido. Ele enfatizou a importância de os gestores municipais terem um olhar atento para as pessoas mais humildes e atendê-las da melhor forma possível. “O que é bom para eles, é muito melhor para mim”.

O prefeito disse que entende a frustração que permeou as vidas das famílias, uma vez que já foram feitas promessas vazias no passado. Agora, o panorama é diferente “eles foram procurados, pessoalmente, em seus lares, para finalmente receberem o título de propriedade”.

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Regularização Fundiária, estabeleceu a meta de entregar, até o fim deste ano, pelo menos 650 títulos. O projeto Reurb Social do fim do ano passado até agora conseguiu concluir 78 processos, sendo um dos Municípios da Grande Florianópolis destaque na entrega de títulos imobiliários.

Lar Legal

Além do Reurb Social, a Prefeitura de São José atua em parceria com Tribunal de, na Justiça de Santa Catarina, Ministério Público e Companhia de Habitação Popular (COHAB/SC), na entrega de títulos de propriedades de imóveis denominado Lar Legal, que já beneficiou 300 famílias.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa