A maior obra de mobilidade urbana de São José, a Avenida Beira-Rio Forquilhas, está em pleno andamento. Ciente da importância desse empreendimento para o município, o vice-prefeito e secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Michel Schlemper, realizou nesta sexta-feira (14), uma vistoria no trecho 2, na proximidade da comunidade do Benjamin.
Segundo o vice-prefeito, a relevância dessa obra não pode ser subestimada, pois irá beneficiar mais de 100 mil pessoas, conectando diversos bairros da região. Com um investimento de R$ 57.249.900,44, a nova avenida fica nos limites dos bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial, e o trecho 2 servirá de conexão da Rua Antônio Jovita Duarte com a rodovia estadual SC- 281.
Ele destaca ainda que a comunidade do Benjamin enfrenta cenários de precariedade e ressalta o compromisso do prefeito Orvino Coelho de Ávila em cuidar das questões sociais relacionadas a essa iniciativa. Para solucionar os problemas enfrentados pelas famílias que vivem em áreas de risco próximas ao rio, a Prefeitura, em parceria com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a própria comunidade, realizou diversas reuniões e diálogos ao longo dos últimos meses.
Esses esforços resultaram na decisão de realocar as 266 famílias afetadas, com o objetivo de proporcionar segurança e qualidade de vida. Schlemper explicou que as famílias serão realocadas para uma área adjacente à comunidade, que já foi adquirida pela Prefeitura, com o objetivo de garantir o bem-estar dessas pessoas e será criado um loteamento popular no local, com a construção de 266 casas. Cada família terá sua própria residência, devidamente documentada, além de contar com uma infraestrutura completa, incluindo redes de água, energia elétrica e esgoto.
Schlemper ressaltou a prioridade em assegurar o bem-estar das famílias e proporcionar os serviços públicos necessários. Ele destacou: “Além da questão da mobilidade, acreditamos que é essencial priorizar a vida e o bem-estar das pessoas”. Além disso, no espaço destinado à realocação, está prevista a construção de um galpão onde as famílias poderão se unir para criar uma cooperativa de materiais recicláveis, promovendo ações sustentáveis e colaborativas.
Obra de Mobilidade Urbana
A Avenida Beira-Rio Forquilhas, considerada a principal obra de mobilidade urbana em São José. Tem parceria com o Governo do Estado, que está investindo um total de R$ 57.249.900,44.
Com um impacto significativo na mobilidade urbana do município, a nova avenida beneficiará os bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial, que abrigam mais de 100 mil pessoas que transitam ou residem na região. A via terá uma extensão de aproximadamente 4,5 km em ambos os sentidos, oferecendo duas faixas de tráfego, ciclovia, passeios, recuo para ônibus e interseções com vias adjacentes.
Foram projetadas duas faixas de tráfego, ciclovia, passeios, recuo para ônibus e as interseções com vias adjacentes. Contempla ainda o projeto da Beira-Rio Forquilhas uma solução de macrodrenagem, promovendo um desassoreamento do Rio Forquilhas e preparando a região para um cenário de desenvolvimento urbano.