Hoje é quinta-feira, 18 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALObras do novo complexo de saúde do Sul da Ilha devem começar...

Obras do novo complexo de saúde do Sul da Ilha devem começar em junho

Com mais espaço físico, o antigo Aeroporto abrigará um centro completo de atendimento em saúde

Investindo na oferta de novos serviços para a população, a Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Plena Malls, irá transferir a sede da UPA Sul para o prédio do antigo aeroporto. 

Com mais espaço físico, o local abrigará um centro completo de atendimento em saúde, com direito a Hospital Dia, Caps 24 horas, uma clínica de diagnóstico por imagem, além de um pronto atendimento mais equipado e da construção da delegacia da mulher. 

Complexo Integrado de Saúde

O início das obras deve acontecer até a segunda quinzena de junho, quando todos os projetos devem estar 100% aprovados pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. E, os equipamentos antigos, como cadeiras, carrinhos e bancadas, desmobilizados pela Floripa Airport.

SAIBA MAIS – Florianópolis projeta modelo de Complexo Hospitalar pioneiro no país

A Prefeitura de Florianópolis vai construir um novo e pioneiro Complexo Integrado de Saúde que funcionará no espaço do antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, no bairro Carianos. Com 12 mil m², a estrutura será composta por Hospital-Dia, UPA Sul, Policlínica, CAPS 24h, Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Escola de Saúde Pública, entre outros serviços para atender à população na Capital Catarinense.

Hospital-Dia

O antigo prédio que abrigava o Aeroporto Internacional Hercílio Luz vai se transformar no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital-Dia de Florianópolis. A estrutura visa o atendimento de milhares de pacientes com procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, que representam 60% da fila de espera atualmente.

A estrutura vai oferecer cirurgias eletivas, por meio de um centro de diagnóstico e atendimento especializado. A proposta é aliviar a demanda dos hospitais estaduais, que ficarão responsáveis por procedimentos mais complexos.

Os pacientes serão encaminhados dos Centros de Saúde ou UPAs para o Hospital-Dia. A ideia é realizar o procedimento, ficar em observação por algumas horas e ganhar alta no mesmo dia – caracterizando o regime de Hospital-Dia, com período máximo de atendimento de 12 horas.

UPA Sul

Uma das mudanças previstas é a transferência do atendimento da UPA Sul para o novo Complexo Integrado de Saúde. Atualmente, a Unidade de Pronto Atendimento funciona em uma estrutura no Rio Tavares, contemplando situações de urgência e emergência. A medida visa ampliar e integrar toda a infraestrutura de atendimento hospitalar, oferecendo um serviço de qualidade para o cidadão.

A proposta surgiu diante do alto custo de reforma da estrutura atual, avaliado em R$ 17 milhões. A nova localização foi escolhida após diagnósticos e análises das possibilidades de mudança. Todos os serviços que, atualmente, são ofertados para o cidadão no Rio Tavares, serão transferidos para o Carianos junto com os servidores. A previsão é que essa mudança ocorra antes da temporada de verão.

Com relação ao prédio que atualmente abriga a UPA Sul, o município está analisando a oferta do espaço para que o Estado implemente uma estrutura de segurança pública no local. Além disso, a Prefeitura vai incluir novas linhas do transporte público e ampliar as já existentes para facilitar o acesso ao local.

Outros serviços

O Complexo também vai receber o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. Novidade no município, o local terá uma estrutura adequada para internações de pacientes com transtorno mental. O cidadão que necessitar do atendimento com urgência terá um serviço integrado à disposição.

O projeto ainda prevê a instalação de um espaço exclusivo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência física e sexual. Com funcionamento 24 horas, a nova estrutura contará com apoio médico e policial, tudo em um só lugar, centralizando o atendimento. A iniciativa é em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa