Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPACTO: Blitz Sanear intima morador e lacra tubulação irregular no Campeche

PACTO: Blitz Sanear intima morador e lacra tubulação irregular no Campeche

Pelo menos duas residências foram vistoriadas durante os trabalhos no local. A segunda moradia não apresentou irregularidades

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear e da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), intimou mais um morador da Capital após identificar uma nova tubulação irregular no bairro Campeche. Pelo menos duas residências foram vistoriadas durante os trabalhos no local. A segunda moradia não apresentou irregularidades.

Na rua José Elias Lopes, a vistoria teve início a partir de uma denúncia anônima. Os relatos de acúmulo de esgoto e infestação de larvas em um dos bueiros da via foi confirmado pelos agentes após a identificação de uma fossa privada extravasando na boca de lobo. Um caminhão foi acionado para auxiliar na desobstrução do canal.

Com o registro, a Floram, por meio da equipe de fiscais, lavrou um auto de infração ambiental por lançamento de efluentes domésticos em rede de drenagem pluvial, resultando em mais um caso de poluição no corpo hídrico. Na servidão Guilherma Maria da Silva, uma segunda denúncia relatou presença de mau cheiro nos bueiros, mas nenhuma irregularidade foi identificada no momento da ação.

No bairro Córrego Grande, o NEIM Fermino Francisco Vieira, localizado na rua Sebastião Laurentino da Silva, também recebeu a equipe da Blitz Sanear para vistoria. Foi aplicado teste do corante no imóvel, a fim de verificar possíveis contribuições de esgoto em rede pluvial. Após as atividades de fiscalização, ficou constatado que o prédio está totalmente regular.

Floripa Se Liga na Rede

As equipes técnicas de inspeção do Floripa Se Liga na Rede estiveram nos bairros Capoeiras, Coqueiros, Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé para atender, gratuitamente, nove moradores que solicitaram verificação das estruturas de saneamento nas residências. Além disso, o programa também está atuando na Trindade, dentro do campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Durante as ações nas moradias, foram encontradas cinco casas em situação de irregularidade sanitária, com registros de ausência de caixa de gordura e de caixa de inspeção, caixa de gordura sem sifão, conexão parcial com a rede de esgoto sanitário, conexão de rede de esgoto com rede pluvial e ausência de conexão com a rede de esgoto sanitário.

No campus, já foram vistoriados os prédios do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Restaurante Universitário (RU) e Biblioteca Universitária (BU). O relatório final sobre as irregularidades identificadas na UFSC só será divulgado ao fim dos trabalhos na instituição, ainda sem data prevista.

A Blitz Sanear e o Floripa Se Liga na Rede são serviços realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa