O Paradigma Cine Arte promove a exibição do curta-metragem “Dás um Banho, Zé Perri!”, com direção de Zé Dassilva. O filme é inspirado na visita do aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, e escritor de “O Pequeno Príncipe”, a Florianópolis. A programação será exibida entre os dias 18 e 24 de maio, com sessões às 18h30. Nesta quinta-feira, 18 de maio, haverá um bate papo com o diretor do curta após a sessão.
Ambientado em 1930, o filme conta a história de um desenhista (vivido pelo ator Marcos Veras) que convence Saint-Exupéry (Rodrigo Fagundes), a viajar até Florianópolis a fim de realizar o sonho de sua amada Rosa (Alana Ferri): dar uma volta de avião. É uma obra lúdica, repleta de alusões à obra de Exupéry, e inspirada num fato real: a convivência
dos aviadores franceses com as comunidades de pescadores no Sul do Brasil, onde Exupéry era chamado de “Zé Perri”.
Para a realização do filme, foi construído o primeiro avião cenográfico da história do cinema nacional. Trata-se de uma réplica em tamanho natural do lendário modelo Breguet XIV, usado por Saint-Exupéry. Foram cinco dias de filmagens na praia do Campeche, na
capital catarinense.
O curta-metragem soma 15 prêmios em 25 festivais de cinema no exterior, e foi incluído na seleção oficial do Katra Film Series, em Nova York, no mês de abril de 2023.
Escrito e dirigido por Zé Dassilva (roteirista em várias novelas na TV Globo), o filme tem 21 minutos e é produzido por 4-3-3 Produções, Diplomata Filmes (produtora que reúne Marcos Veras, Zé Dassilva e o também roteirista Dino Cantelli), Vinil Filmes e Studio de Ideias.
Entre as premiações, está a de melhores efeitos visuais no San Diego International Film Awards (EUA), melhor filme latino do Mumbai International Film Festival (Índia), melhor filme de romance no Seoul International Short Film Festival (Coreia do Sul) e melhor ator (para Marcos Veras) no Toronto Indie Shorts (Canadá).
Outras estreias
Além de “Dás um Banho, Zé Perri!”, o Paradigma Cine Arte promove outras duas estreias, o documentário Dos 03 aos 03, dirigido por Pablo Lobato, na sessão das 19h, e o longa O Homem Cordial, dirigido por Iberê Carvalho, na sessão das 20h30.
gratuitos e abertos ao público.
Além disso, também há outros filmes em cartaz, como ‘Sem Ursos’, de Jafar Panahi, na sessão das 14h, e ‘Dançando no Silêncio’, com direção da franco-argelina Mounia Meddour (“Papicha”), na sessão das 16h15.
Mais uma edição do Ciclo Cinema e Psicanálise, promovido pelo Paradigma Cine Arte, será realizada no sábado, 20 de maio, após a sessão do filme Dançando no Silêncio.
A programação completa e o horário dos filmes podem ser conferidos no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com.