De acordo com dados divulgados pela organização Maio Laranja, no Brasil, a cada hora, três crianças sofrem algum tipo de abuso. O dado é ainda mais preocupante, pois indica que, desse total, mais de 51% possui entre 1 e 5 anos de idade.
Com o objetivo de ampliar a visibilidade sobre esse assunto, a campanha “Maio Laranja” acontece durante todo o mês e, de forma especial, já que 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Em Palhoça, com o objetivo de fortalecer o debate sobre o tema, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Eldorado está realizando diversas ações com as crianças e adolescentes atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS e dos Projetos Esportivos do SESC Comunidade.
Entre as atividades desenvolvias está a contação da história do livro “Não me Toca seu Boboca”, de autoria de Andreia Viviana Taubman, que de forma lúdica aborda esse tema que é bastante sensível e delicado.
Luana Steimback, Aline de Assis Scherer e Aline Lima Bettio são as profissionais da Secretaria de Assistência Social responsáveis pela coordenação das ações e incentivaram as crianças e adolescentes a confeccionaram murais e fixarem flores de papel na Praça do Centro Artes e Esportes Unificados do bairro para ressaltar ainda mais a importância deste assunto.