Cada vez mais necessárias, as discussões acerca do meio ambiente se impõem com urgência, sejam para mudar os hábitos comportamentais de adultos, sejam para transmitir às novas gerações a importância da preservação dos recursos naturais como garantia para o futuro da vida. Com viés lúdico-educativo, a peça teatral “Filhos da Terra – O Encanto da Cascata” chega a Santa Catarina com dois circuitos de apresentações para, ao mesmo tempo, entreter crianças educando. A primeira parada é em Biguaçu (SC) no dia 21 de setembro, com três apresentações gratuitas no Sara Biguaçu. No dia 22 de setembro, a peça chega a São José, também com três sessões abertas ao público.
Criada pela trupe gaúcha Teatro Luz & Cena, a peça traz 10 atores ao palco para encenar a história de Aracê. A menina indígena, da tribo tupi-guarani, vive numa floresta mágica cheia de beleza e também de mistérios. É em meio a esse cenário fantástico, onde faz amizade com o macaco Xerimbabo, que descobre ter uma missão quando pergunta, diante de uma cascata, de onde vem tanta água.
A cascata, então, se abre e revela a Rainha das Águas, que traz respostas sobre o líquido vital, mas também revelações sobre um mal que aflige os peixes e outros animais da floresta. “Filhos da Terra é uma viagem lúdica e poética que traz as questões ambientais como um problema de todos”, diz o produtor do grupo, Gerson Ribas.
Para ele, o teatro compõe mais uma forma para debater um assunto tão caro à sociedade atual. “Procuramos enxergar além dos limites de nossas janelas e televisões, alinhando o lúdico, especialmente o teatro e a música, nesta trincheira de resistência e transformação, procurando formar e desenvolver sujeitos críticos, capazes de compreender e compartilhar o mundo em que vivem”, reforça.
O texto da peça foi criado por Elisa Machado, a partir do livro “O Encanto da Cascata”, de Simone Dalla Costa Lemos e Caroline Roberta Todeschini. “Filhos da Terra – O Encanto da Cascata” conta com cenários e figurinos que se revelam ao espectador através de uma iluminação rica e cuidadosa e com músicas e arranjos próprios que valorizam os personagens, oferecendo consistência e beleza à trama.
A peça é destinada às crianças, mas todos adultos podem tirar ricos ensinamentos dela – e fazer parte de uma transformação necessária. “É um espetáculo que convida o espectador a descruzar os braços e fazer a sua parte”, diz Ribas.
O projeto é promovido pela DWR Produções Culturais, com realização por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Atacadão e apoio da Parlare. O financiamento é do Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução. Com mais de 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em mais de 200 cidades distribuídas por todos os estados do Brasil. Com mais de 70 mil colaboradores, é líder no segmento de atacarejo (cash & carry) e está em rápida expansão. A rede conta com mais de 350 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce com o seu próprio canal de vendas online e com uma robusta operação de marketplace, que conta com mais de 300 sellers parceiros de atacado. Para saber mais, acesse o site
Serviço
O quê: espetáculo Filhos da Terra – O Encanto da Cascata
Quando: dia 21 de setembro, em Biguaçu, e dia 22 de setembro, em São José, sempre às 9h, 14h e 15h30min
Onde: Em Biguaçu, no Sara Biguaçu (Rua Gregório Flôr, 160, Rio Caveiras). Em São José, no Teatro Hermelinda Izabel Merize.
Quanto: entrada franca