A Prefeitura de São José realiza nesta terça-feira (29), às 19h, no Teatro Adolpho Mello, no Centro Histórico, a 3ª Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa dá continuidade ao processo de diálogo com a comunidade e participação popular na construção das diretrizes para o setor cultural no município.
A iniciativa busca ampliar o diálogo com os agentes culturais do município sobre a melhor forma de aplicar os recursos previstos na PNAB. Nesta etapa, São José contará mais uma vez com aporte para fomento a projetos, ações e políticas culturais. A primeira e a segunda escuta, realizadas no primeiro semestre, reuniram dezenas de representantes da sociedade civil, artistas e produtores culturais.
A terceira rodada de diálogos segue com o objetivo de alinhar diretrizes, acolher sugestões e reforçar o compromisso com a transparência e a construção coletiva das políticas públicas para o setor.“Nosso propósito é ouvir quem vive e faz a cultura da cidade. A PNAB é uma política pública estruturante, e a participação dos fazedores de cultura é essencial para que esses recursos cheguem onde realmente fazem a diferença”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira.
Durante o encontro, será discutido o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), que foi construído com base na adesão ao Ciclo 3 da PNAB. O documento será validado e ajustado com a contribuição dos participantes para garantir representatividade e efetividade na aplicação dos recursos.
A Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, tem como foco o fortalecimento das cadeias produtivas da cultura em todo o país, beneficiando trabalhadores da cultura, grupos, entidades, espaços e iniciativas culturais, tanto do patrimônio material quanto imaterial.
Serviço:
O quê: 3ª Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB);
Data: Terça-feira, 29;
Horário: 19h;
Local: Teatro Adolpho Mello – Centro Histórico de São José;
Público-alvo: Artistas, produtores culturais, gestores, representantes da sociedade civil e interessados na área da cultura.