Realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Pré-Conferência Municipal da Criança e do Adolescente reuniu mais de 150 estudantes de Florianópolis na tarde desta quinta-feira. O evento, no CEDEP, no Monte Cristo, teve como objetivo colher ideias e propostas para a conferência principal, que será no final de abril.
Para a presidente do CMDCA, Renata Pereira da Silva, é o momento de se reunir para conferir o que pode ser feito em prol de crianças e adolescentes em diversas áreas.
“Estamos aqui para escutá-los e a participação deles é muito valiosa para que possamos levar as melhores propostas para a conferência principal, em abril”, diz.
Estudante do Instituto Estadual de Educação, Maria Clara Alves Góes, de 16 anos, participou da abertura da pré-conferência com um chamado para crianças e adolescentes se engajarem e se conscientizarem sobre a responsabilidade de participar desse momento:
“Nossos direitos existem e a gente precisa fazer valer. E para isso a gente precisa ser ouvido. Muito se fala sobre ouvir nossas vivências e é muito importante que em momentos como esse a gente fale o que sente, porque isso pode mudar muita coisa: pode mudar o hoje e o amanhã.
A gente tem críticas, opiniões, e queremos mudanças. Eu já fui numa pré-conferência e isso mudou minha vida porque percebi tudo aquilo que eu queria de mudança poderia ser feito”, defende.
Propostas relacionadas à segurança de crianças e adolescentes estão entre as principais demandas
Neste ano, a conferência municipal é organizada pelo Centro Cultural Escrava Anastácia e busca identificar os desafios a serem enfrentados; definir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as especificidades e diversidade; e formular propostas de enfrentamento às consequências das violências contra crianças e adolescentes, que foram agravadas pela pandemia.
Na pré-conferência, os estudantes foram divididos em turmas e cada uma focou na proposição de ideias para cada eixo (ver lista completa abaixo). Entre as propostas apresentadas estão desde a redução da elitização da educação até o aumento da acessibilidade. Políticas para coibir o preconceito, o racismo, a violência de gênero e a LGBTQIA+fobia também estavam entre as sugestões das crianças e adolescentes.
A questão da segurança também é uma preocupação para esse público. Atendimento psicológico gratuito para alunos e professores nas escolas, criação de códigos para denúncias de violência, espaços de lazer seguros e maior segurança nas escolas foram algumas das propostas apresentadas.
Participaram profissionais e crianças e adolescentes de escolas e entidades como Marista Escola Social, EEF Julio da Costa Neves, Lar Fabiano de Cristo, ASGF, CEAFIS, FUCAS, Centro Cultural Escrava Anastácia, ACAM, EEB Aderbal Ramos da Silva, APAE, Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, Casa Lar Semente Viva, CEDEP, Cesusc, CEVAHUMOS, Conselho Tutelar, EEB Irineu Bornhausen, EEB Professora Maria José Barbosa Vieira, EBM Batista Pereira, EBM Profª Zulma Freitas de Souza, EBM Virgílio Dos Reis Várzea, EEB Jucelino Kubitscheck, EEB Professora Maria José Barbosa Vieira, Eebimt – irmã Maria Teresa, IEE, Legião da Boa Vontade, Neim Monsenhor Frederico Hobold, Programa Bairro Educador, Secretaria Municipal de Educação, SEMAS, SERTE, UFSC, Casa São José e Avaí.
Conheça os temas desta edição
️Eixo 1 | Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico.
Eixo 2 | Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da e Covid-19
Eixo 3 | Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão
Eixo 4 | Participação da Sociedade na deliberação, gestão e controle social de políticas públicas
Eixo 5 | Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes
11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Quando: 27 e 28 de abril.
Onde: Hotel Cambirela (Av. Marinheiro Max Schramm, 2199, Estreito, Florianópolis)
Mais informações: @cmdca_floripa e @centroculturalescravaanastacia
Inscrições pelo link