Em solenidade prestigiada pela comunidade escolar e autoridades, o prefeito Orvino Coelho de Ávila entregou oficialmente o Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Lindomar Antônio Fabro, em Potecas. A inauguração, nesta quinta-feira (23), faz parte da programação de aniversário de 273 anos de São José.
Em uma área construída de mais de 1.300 m², o espaço conta com salas para atendimento às crianças, fraldário, lactário, solários, secretaria, lavanderia, direção, vestiário e copa para os funcionários. Além de depósito de material de limpeza, despensa, cozinha, refeitório, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, sala multiuso e playground. Em razão da necessidade do atendimento em Educação Infantil, o novo CEI já está em funcionamento desde 13 de fevereiro com mais de 220 crianças matriculadas em creche e pré-escola.
Os pais Leandro e Wheslyane Correia, que moram na rua atrás do CEI, ficaram felizes em matricular a Maythe Correia 5 anos perto de casa. “Nós estávamos esperando ansiosos para essa estrutura ficar pronta. Desde o ano passado, percebemos uma evolução muito grande nas obras. Estamos amando o atendimento. A equipe é muito acolhedora. E no ano que vem pretendemos fazer a matrícula também para a Eloah, nossa caçula, que tem 9 meses”, expressou o pai.
O prefeito relembrou os muitos desafios para a entrega da obra, suas visitas frequentes durante a construção para cobrar o cronograma e a conclusão. “É uma emoção enorme. Dá a sensação de dever cumprido, de entregar um investimento desse de mais de R$ 3,4 milhões para uma comunidade que precisa e tem crescido muito”, ressaltou.
Essa é a segunda unidade de Educação Infantil inaugurada nesta gestão no bairro Potecas. No ano passado, a comunidade do Loteamento Tarumã ganhou o CEI Izaltina Gomes da Silva, que atende 139 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. “Os investimentos são para oferecer uma educação de qualidade para nossas crianças e profissionais. Sabemos que é aqui na unidade educativa que começa o sonho de muitos”, enalteceu a secretária Municipal de Educação, Maria Helena Krüger.
A solenidade foi prestigiada pelos familiares do sr. Lindomar Antônio Fabro, que dá nome à instituição; pelo vice-prefeito Michel Schlemper; pela primeira-dama Sandra Mikulski; pelos secretários e servidores municipais; e pelos vereadores Matson Luis Cé (presidente da Câmara de São José), Adair Tessari, Antônio Carlos da Silveira Neto, Romeu José Vieira Neto, Ruanito da Silva e Sanderson de Jesus. “É um equipamento com uma ótima estrutura. Tenho certeza que as crianças, os pais e os profissionais farão um ótimo proveito e ajudarão a cuidar. Sabemos que prefeito Orvino e equipe não mediram esforços para entregar essa obra tão importante”, frisou o presidente da Câmara de São José.
Recepção participativa
Os participantes foram recepcionados com um cartaz com um desenho de um caule; e com as digitais de cada um ajudaram a formar as folhas e compor a imagem da árvore. “Essa dinâmica demonstra que com a união de esforços podemos transformar os espaços. Esse é um lugar de possibilidades, de experiências, de vivências, de trocas, um ambiente vivo que sempre está se reinventando com a participação de todos”, explicou a diretora Margareth de Oliveira.
Nome da instituição
O nome do CEI é uma homenagem ao professor aposentado Lindomar Antônio Fabro. Nasceu em 1947, em Urussanga, e na adolescência residiu em São José. Formou-se como Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Senna Pereira, mais tarde concluiu o bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e a pós-graduação em nível de especialização em Contabilidade, também pela Ufsc.
Lindomar encontrou no magistério sua paixão. Lecionou no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina de 1978 até 1995, quando se aposentou; exerceu inclusive a Chefia do Departamento de Ciências Contábeis por dois mandatos. Após a aposentadoria na Ufsc, começou a lecionar na Unisul. Lindomar também atuou como consultor do Ministério da Educação (MEC) e tornou-se patrono e primeiro ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Foi também membro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e membro-fundador da Academia Catarinense de Ciências Contábeis. Realizou inúmeros trabalhos voluntários, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de baixa renda. Faleceu em 2020, aos 73 anos. “Ele dedicou uma vida inteira para educação. Embora nunca tenha lecionado para crianças pequenas, trabalhou por quatro décadas como voluntário na Irmandade Divino Espírito Santo atendendo crianças carentes, formação, ensino e profissionalização”, agradeceu Felipe Fabro, filho do sr. Lindomar.
Investimentos na região
Orvino e o vice-prefeito Michel Schlemper também destacaram os investimentos na região. “Temos direcionado muitos esforços para essa região, a exemplo das obras de mobilidade urbana, entre elas: ligação da Avenida das Torres com duplicação da Rua João José Martins (até o início da Rua Acelino Pereira); Avenida de ligação dos Loteamentos Nova São José, Portal da Colina e Área Industrial do Loteamento Lisboa; Avenida de ligação dos Loteamentos Recanto da Natureza, Vista Alegre e Lisboa; e também a nova Estação de Tratamento da Casan, que é a maior obra de saneamento do Estado de Santa Catarina”, detalhou Orvino. O pronunciamento foi complementado pelo vice-prefeito. “Vamos transformar aquela área da Lagoa de Potecas no maior parque municipal. O primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) também foi feito aqui em Potecas”, citou Michel.