A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que estão abertas, a partir desta quinta-feira, 12 de dezembro, as inscrições para as oficinas do programa Minhoca na Cabeça, que incentiva a prática da compostagem doméstica na Capital.
As vagas estão distribuídas em oito turmas, com capacitações realizadas até o fim do ano em datas distintas. Todas ocorrerão no Jardim Botânico, no Itacorubi, exceto a turma online, que será testada nesta edição. Neste caso, a oficina será assíncrona e realizada pela Internet, enquanto a retirada do minhocário deverá ser feita no Jardim Botânico mediante assinatura do Termo de Empréstimo.
Durante a oficina, que tem duração de duas horas, os participantes aprendem a operar o kit de compostagem. A capacitação é dividida em duas etapas: uma teórica, com orientações sobre o funcionamento do minhocário, e outra prática, destinada à montagem do sistema.
O kit entregue aos participantes inclui quatro caixas plásticas, insumos para iniciar o processo e minhocas californianas, que aceleram a decomposição dos resíduos orgânicos. “O programa Minhoca na Cabeça é uma ferramenta importante para transformar o hábito dos moradores, mostrando que resíduos orgânicos podem ser um recurso valioso. A prática da compostagem reduz o descarte inadequado e gera benefícios ambientais e econômicos, criando uma cidade mais sustentável para todos”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eduardo Sardá.
As inscrições devem ser realizadas pelo link bit.ly/minhocainscricoes. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 3261-4808. O prazo para inscrição se encerra em 16 de dezembro ou assim que todas as vagas forem preenchidas.