Hoje é domingo, 19 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALOrquestra Filarmônica Catarinense se apresenta na Terra Indígena Pira Rupa Massiambu

Orquestra Filarmônica Catarinense se apresenta na Terra Indígena Pira Rupa Massiambu

Formato inédito reunirá a Formação de Cordas da Orquestra Filarmônica Catarinense e o Coral Nhamandu Jexaka em um intercâmbio cultural por meio da música

spot_img

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) se apresenta em um formato único em Santa Catarina e no Brasil nesta sexta-feira (13), às 16h, na Terra Indígena Pira Rupa Massiambu, em Palhoça. A apresentação conjunta une a Formação de Cordas da OFiC e o Coral Nhamandu Jexaka, a fim de promover um amplo intercâmbio cultural e diálogo social. O evento tem entrada gratuita e é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre os povos originários e entender melhor as nossas origens.

Com um repertório que inclui alguns clássicos da música ocidental, a partir de obras de Villa-Lobos, Holst, Frigatti, Piazzolla, Tayo e Strauss e as composições tradicionais dos habitantes da comunidade como Jaguata, Nhanderu Tupa e Nhande Ka’agui, o concerto multicultural promete uma experiência única a todos os espectadores. “Ouvir, unir, compartilhar e aprender. É com esse mantra que entramos na Terra Indígena Pira Rupa para participar desse diálogo entre povos, culturas e modos de vida e cultivar outros olhares sobre a nossa terra e nosso futuro. Ficamos extremamente honrados e felizes em darmos esse passo na construção de pontes entre diferentes saberes, vivências e perspectivas de mundo por meio da música”, diz Pablo Rossi, pianista e diretor artístico da OFiC. 

A iniciativa tem o apoio do departamento da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica e Ação Saberes Indígenas na Escola, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para promover a aproximação entre povos.  “O objetivo dessa interação entre a Orquestra e a comunidade Pira Rupa Massiambu consiste em reelaborar percepções e desenvolver novas relações culturais, sociais e simbólicas por meio da música e da troca de experiências. Encorajar esse tipo de encontro é uma maneira de integrar outros tipos de cosmovisões em nosso cotidiano”, afirma a Profa. Edviges Ioris, coordenadora do Curso Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC.

Na avaliação do cacique Marco Antônio Oliveira Silva, a vivência permite o diálogo milenar entre tradições. “A música permite uma conexão direta com nossas crenças, histórias e com a memórias de nossos ancestrais. Quando a combinamos com obras de autores clássicos do Ocidente, estimulamos um diálogo transcendental que irá ecoar na maneira como olhamos e mudamos o mundo“, conclui.

A Orquestra Filarmônica Catarinense conta com o incentivo das empresas Ciser, Diamante, Distlé, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, além do apoio da Fundação Galeto’s, Instituto Pedra Branca e Central Floripa.

Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)

Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso. 

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza  a prática de música de câmara, com programas  musicais diversificados e promove o desenvolvimento abrangente dos músicos. 

Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa