Durante os últimos seis meses, o GeoFloripa da Prefeitura de Florianópolis, emitiu 65.595 documentos. A plataforma digital reúne dados geoespaciais e serviços relacionados ao planejamento urbano e territorial da cidade. Ele permite que cidadãos, técnicos e gestores públicos acessem informações atualizadas sobre o território e tem como diferencial as emissões de documentos sem intervenção manual. A automatização do sistema permite que a população receba instantaneamente uma documentação que anteriormente levava, em média, três meses para ficar pronto.
No último semestre, os usuários emitiram: 27.614 Consultas de Viabilidade para Construção; 16.062 Consultas Ambientais; 14.090 Certidões de Confrontantes; e 7.829 Consultas de Viabilidade para Instalação. O software minimiza a probabilidade de erros de digitação, cálculo ou informações incorretas na documentação. Para gerar um certificado ou consulta no GeoFloripa de forma gratuita, basta acessar o link bit.ly/emissoesgeofloripa.
“Os investimentos da Prefeitura na atualização dos mapas oficiais é constante, isso reflete na qualidade das informações divulgadas. Trata-se de uma questão de desburocratização, desenvolvimento econômico, controle social e compartilhamento de informações.”, defende Kaliu Teixeira, Subsecretário de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis.