spot_img
Hoje é domingo, 12 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura da Capital inicia vacinação nas escolas básicas municipais

Prefeitura da Capital inicia vacinação nas escolas básicas municipais

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal e imunizar cerca de 9.800 alunos

spot_img

A vacinação escolar passou a ser reconhecida como estratégia específica de imunização este ano e na capital, as Secretarias de Saúde e Educação se uniram para a Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas, com início na próxima terça (27).

Com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, a iniciativa faz parte do Programa ‘Saúde na Escola’, política intersetorial nacional instituída em 2007 para a atenção, prevenção e promoção da saúde e educação integral. Foram contempladas 15 escolas Básicas Municipais (EBMs) com mais de 500 alunos dos distritos Norte, Sul, Centro e Continente. A ação será dividida em duas etapas: a primeira inicia em maio e irá até julho, mês do recesso escolar. Com o retorno das aulas em agosto, o projeto segue e encerra em outubro.

As equipes de vacinação itinerante do município estarão na Van da Vacinação, que também ofertará os imunizantes para a comunidade escolar e população em geral. As unidades que não fazem parte da ação serão orientadas sobre os locais que receberão a van. Os alunos só poderão ser vacinados com autorização dos pais ou responsáveis, conforme modelo enviado antecipadamente pelas escolas. Já as crianças da educação infantil e estudantes dos anos iniciais deverão realizar a vacinação acompanhados de um responsável.

“A vacinação nas escolas é uma oportunidade de educação em saúde, de conscientização sobre a importância das vacinas e enfrentamento à desinformação sobre o tema. Queremos ampliar a cobertura vacinal com ações integradas para atualizar também a situação de não vacinados, sejam eles alunos ou não”, comenta a articuladora do programa Saúde na Escola na SMS, Sara Volpato Gominho

A checagem das cadernetas para orientação sobre a situação vacinal também faz parte da estratégia. Além da vacina contra Influenza, estarão disponíveis para os estudantes entre 9 e 14 anos os imunizantes contra tétano e HPV e conforme a faixa etária, serão aplicadas doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana) e meningocócica ACWY.

Confira as datas e escolas onde o projeto iniciará, nos meses de maio e junho. A ação acontecerá entre 9h30 e 17h.

27 e 28/ 05 – EBM Herondina Medeiros Zeferino – Ingleses
29 e 30/05 – EBM Maria Conceição Nunes – Rio Vermelho
02 a 04/06 – EBM Darcy Ribeiro – Rio Vermelho
09 a 11/06 – EBM Virgílio dos Reis Várzea – Canasvieiras
16 a 18/06 – EBM Osmar Cunha – Canasvieiras
23 a 25/06 – EBM Intendente Aricomedes da Silva – Cachoeira do Bom Jesus

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa