Por meio da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, a Prefeitura de Palhoça participou do 7º Exercício de Ajuda Humanitária, realizado em Santo Amaro da Imperatriz, sob o comando do Exército Brasileiro, entre os dias 24 e 27 de julho.
Durante os três dias do exercício, foram feitas simulações de desastres (como deslizamento, inundação, resgate em cachoeira e resgate de idosos, por exemplo), com a participação de representantes de várias instituições de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, além do Exército Brasileiro.
“A ideia do exercício é trazer ações de inúmeros acontecimentos onde o Exército Brasileiro é chamado para ajuda humanitária, após todos os limites, tanto dos municípios quanto do Governo do Estado, já foram saturados”, explica o coordenador da Defesa Civil em Palhoça,
Julio Marcelino.
Cerca de 350 pessoas participaram do evento, entre militares do Exército e representantes da Defesa Civil estadual e municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica.
Além do coordenador, também representaram a Defesa Civil de Palhoça durante o treinamento os servidores Raquel Lostada e João Otávio C. Amante. A Secretaria de Assistência Social de Palhoça também participou do evento.
“Todos os simulados, geridos por uma sala de controle, foram finalizados com sucesso, e após cada ação, os responsáveis pelas instituições agrupavam e verificavam as falhas e acertos das equipes diante dos cenários apresentados”, explica Julio Marcelino.
Após o exercício, o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Marcio Cossich Trindade, emitiu um certificado de participação, agradecendo pela presença da Prefeitura de Palhoça durante o 7º Exercício de Ajuda Humanitária.