O comando do 16º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina (16º BPM) divulgou um balanço das ocorrências registradas em Palhoça durante a Operação Alegria, deflagrada no feriadão de Carnaval, e os números apontam para uma redução de 33% em relação a 2022. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Guarda Municipal de Palhoça (GMP) têm participação direta nessa estatística.
“Isso é fruto de um trabalho em conjunto, planejado com muita antecipação e bem executado pelas forças de segurança, com participação ativa da nossa Guarda Municipal”, avalia o secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa.
O planejamento iniciou cedo, com o mapeamento dos blocos que fariam a diversão dos foliões no Carnaval de Palhoça. No dia 26 de janeiro, as secretarias de Turismo e Segurança Pública fizeram uma reunião com a PM para traçar as diretivas de segurança para os eventos locais, e no dia 2 de fevereiro, um novo encontro foi organizado, desta vez com a participação dos representantes dos blocos, para alinhar o planejamento.
Durante o feriadão, agentes da GMP estiveram presentes nos blocos carnavalescos da Guarda do Embaú, da Pinheira, da Ponta do Papagaio e da Barra do Aririú. “Atuamos ostensivamente e preventivamente em todos os blocos citados. Atuamos em conjunto com a Polícia Civil, em uma barreira educativa e preventiva. Atuamos com a PM em barreiras de fiscalização de trânsito. Fizemos fechamento de vias e acompanhamento dos blocos na Guarda do Embaú e na Barra do Aririú”, explica o comandante da GMP, Tony Anderson.
O comandante informa que nenhuma ocorrência de relevância foi registrada durante os dias de folia.
Segundo a PM, foi registrada uma redução de 61% nas ocorrências de perturbação do trabalho e sossego alheio; 57% de redução em casos de ameaça; e 50% de redução nas ocorrências de lesão corporal leve. “Foi um Carnaval tranquilo, todo mundo se divertiu com segurança”, comemora o secretário Alexandre.