O Programa Enxerga São José, iniciativa pioneira desenvolvida pela Prefeitura, por meio das secretarias da Saúde e da Educação, que tem como objetivo levar atendimento oftalmológico e distribuição gratuita de óculos para cerca 20 mil alunos da rede municipal, chegou em mais uma unidade de ensino nesta sexta-feira (8). Foram entregues 16 óculos aos alunos do Centro Educacional Municipal (CEM) São Luiz, localizado no bairro com o mesmo nome, em cerimônia que contou com presença dos pais.
O consultório móvel que conta com médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem está na unidade educacional realizando os exames oftalmológicos e começou nesta sexta-feira a entrega dos acessórios, que foram escolhidos pelos próprios alunos ou por seus pais.
O programa que conta com parceria com Organização Social “Viva Brasil” e Ótica M3 Solução, estabelece que um consultório de oftalmologia móvel percorrerá, de forma itinerante, as escolas do Município e realizará a avaliação visual dos alunos da rede. O kit entregue conta com óculos, spray de limpeza, flanela, dicas de cuidados e receita.
Pedro Luca, de 11 anos, foi um dos alunos que mesmo necessitando usar o acessório, não possuía um. Hoje, ele recebeu seus óculos e disse que vai ajudar muito nos estudos. “Agora minha vista vai ficar melhor, vai ser melhor pra enxergar o quadro e vou conseguir ler melhor também”.
A diretora de saúde da atenção especializada, Scheila Monteiro Evaristo, explica que os exames oftalmológicos devem continuar no bairro São Luiz até o final do mês de dezembro, quando encerra o ano letivo. Com o recesso escolar, a programação é que a próxima unidade escolar seja atendida a partir de fevereiro, com o retorno das aulas. Até o momento, a observação é que de cada dez alunos que já passaram pelos exames, 50% possuem algum problema de vista.
Na primeira unidade escolar atendida pelo programa, no CEM José Nitro, que está funcionando provisoriamente no Cras de Areias, localizado no bairro Areias, foram entregues 25 óculos gratuitamente. O prefeito Orvino Coelho de Ávila já informou que o programa não terá fim, já que após percorrer todas as unidades escolares, retornará nas primeiras para avaliar como está a visão dos estudantes e, caso necessário, a troca dos acessórios.