As famílias dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de São José, viveram um momento mágico durante a festa de encerramento de ano promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. O evento, realizado na sexta-feira (8), no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), proporcionou diversas atividades que encantaram crianças e emocionaram adultos.
A celebração foi marcada por um trenzinho, a ilustre presença do Papai Noel e a distribuição de presentes para as crianças, além de um caloroso café para as famílias. Os adultos puderam participar de um aulão de dança, com a professora Daniela Santana e as crianças, de brincadeiras com o professor de hidroginástica Otto Batinga.
O colorido trenzinho, enfeitado com luzes brilhantes e música animada, percorreu o salão principal do Cati, trazendo alegria e contagiando todos com a atmosfera festiva. Crianças e adultos se uniram para desfrutar do passeio, criando memórias inesquecíveis que certamente serão lembradas por muito tempo.
Segundo Dalma Bastos, de 70 anos, participar do grupo faz bem para a saúde e todos os encontros que o Cras proporciona são especiais. “Estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui, nessa festa tão linda. Todos os encontros do Cras são muito especiais. Tudo que a gente vive, o que traz de experiência. Hoje andei de trenzinho, voltei a ser criança e isso é saúde, sabe? Sou grata a quem organiza isso e faz com que a nossa vida seja menos pesada. Antes eu só ficava em casa, sem fazer nada e sozinha. Agora com a oportunidade de participar do grupo e dos passeios, me sinto feliz e acolhida. Sem contar que faço amizades e conheço lugares que até então desconhecia”.
Segundo a secretária de Assistência Social, Rita Faversani, foi lindo de ver as crianças, mães, pais, avós, as famílias, todos no mesmo espaço, fortalecendo os vínculos e confraternizando de maneira especial. “Só temos a agradecer, depois de um ano de tanto trabalho, da busca da real efetivação da politica de assistência social, no amaro a essas famílias, hoje fizemos um encerramento digno. Estou muito feliz e realizada”.
Já a diretora de Proteção Social Básica, Fernanda Tesser, emocionada relatou que “já estive trabalhando frente ao Cras por 10 anos, e ver isso acontecer, poder proporcionar uma festa desse tamanho, para pessoas tão especiais, emociona muito. As famílias que eu atendo hoje em dia também estão aqui, e isso é fora do sério. Estou muito feliz e grata com tudo. Toda a parceria que temos da secretária e do prefeito, são fundamentais para tudo poder acontecer”.
“Estou muito orgulhoso da equipe. Tem profissões que não são profissões, são um dom de Deus, são missões, que precisam de bastante paciência, dedicação e isso vocês tem de sobra. Conseguiram realizar uma festa tão especial, tão animada, pensando em cada detalhe. Tenho certeza que isso marcará a memória de todos que passaram pelo Cati, neste dia”, salientou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
O ponto alto da festa foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu sorrisos, abraços, doces e, com uma surpresa da primeira-dama Sandra Mikulski, que decidiu antecipar a entrega dos primeiros brinquedos arrecadados na Campanha Hora do Brinquedo, como presentes para as crianças. As expressões de surpresa e felicidade iluminaram o rosto dos pequenos, tornando a presença do bom velhinho um verdadeiro espetáculo de amor e solidariedade.
“Foi um momento muito especial, uma grande festa de Natal, onde houve a integração de todas as famílias atendidas no território dos Cras, além da integração das equipes que atendem essas famílias. Enquanto diretoria de Proteção Social Básica, ficamos super felizes em poder proporcionar essa festa aos nossos usuários, em especial às crianças”, explicou Fernanda Legal, coordenadora geral dos Cras.
Além das atividades direcionadas às crianças, as famílias presentes foram agraciadas com um farto café, proporcionando um momento de confraternização e partilha. O ambiente acolhedor se encheu de risos e conversas, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a sensação de pertencimento.
A festa de encerramento de ano no Cras não apenas marcou o término de um ciclo, mas também renovou as esperanças para o ano que se inicia. A união, a solidariedade e a alegria compartilhada durante o evento refletem o verdadeiro significado do Natal e inspiram a administração municipal a continuar promovendo ações que contribuam para o bem-estar de todos.