Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José inicia Programa de Apoio e Capacitação das Associações...

Prefeitura de São José inicia Programa de Apoio e Capacitação das Associações de Pais e Professores

Formação envolverá membros das APPs de todas as unidades educativas da rede municipal de ensino

Publicidadespot_img

Com a intenção de instrumentalizar os membros das Associações de Pais e Professores (APPs) da rede municipal de ensino para o bom exercício das funções, a Fundação Educacional Municipal de São José (Funsej) lançou um programa de apoio e capacitação. Serão três módulos presenciais, distribuídos em duas turmas, destinados aos pais, responsáveis e profissionais da escola, que compõem as APPs.

As atividades iniciaram nesta quinta-feira (26) com palestra, ministrada pela professora Liana Padilha, do Senac, sobre a atuação das APPs. A Associação é uma entidade sem fins lucrativos que representa os interesses dos profissionais da educação e dos pais de alunos em uma escola, colaborando para a melhora da qualidade da educação e gestão dos recursos fornecidos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A palestrante explicou que a Associação é parte fundamental da gestão democrática nas escolas. “A gestão democrática nas escolas é um modelo de administração, previsto em lei, que envolve a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar nas decisões e processos relacionados ao funcionamento da escola. Isso inclui não apenas os professores e os funcionários, mas também os alunos, os pais e os responsáveis. O principal objetivo da gestão democrática é criar um ambiente educacional que seja inclusivo, transparente e responsivo às necessidades de todos os envolvidos. Afinal, toda comunidade é essencial para o processo de aprendizagem”, ponderou Liana.

A diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) São Luiz, Marcela da Rocha, destacou que certamente muitas APPs enfrentam dificuldades para trabalhar de forma eficiente devido à falta de capacitação. “Esse é o meu primeiro ano na gestão. Temos muita responsabilidade diante da comunidade, que espera que nós saibamos de todos os trâmites e como gerir o dinheiro do PDDE. Tudo precisa estar muito regularizado e dentro dos prazos para que tenha o repasse da verba federal. Com essa formação, estamos adquirindo conhecimentos imprescindíveis para fazermos as coisas acontecerem de forma correta”, explanou.

A próxima turma participará do primeiro módulo no dia 9 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Já o segundo módulo, previsto para as duas turmas em conjunto, será no dia 16 de novembro, com foco na formulação de estatutos e regimentos das Associações. Enquanto que o terceiro módulo, que acontecerá ainda em novembro, esclarecerá sobre a gestão financeira e contábil.

“Uma APP bem capacitada é capaz de auxiliar a direção, os orientadores pedagógicos e os educadores a cumprir o projeto político-pedagógico da escola, representando os interesses dos pais e familiares na comunidade escolar. Além disso, a APP tem objetivos administrativos e pedagógicos, sendo responsável por decidir como são gastos os recursos governamentais e as aplicações do dinheiro arrecadado em eventos, festas e outras iniciativas”, reforçou a superintendente da Fundesj, Maria Helena Krüger.

O Programa de Apoio e Capacitação das Associações de Pais e Professores – desenvolvido pela Prefeitura de São José, por meio da Fundesj – conta com a parceria do Senac, da Univali e do Escritório Contábil Vanessa Estilo.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa