Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José promove Dia D da Multivacinação e do Outubro...

Prefeitura de São José promove Dia D da Multivacinação e do Outubro Rosa neste sábado (21)

Todas as 25 Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas das 8h às 17h em prol da imunização e para orientações

Neste sábado (21), mulheres, crianças e adolescentes até 15 anos têm um compromisso com a saúde. No dia, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar o Dia D da Campanha de Multivacinação e da Campanha Outubro Rosa e todas as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, com o intuito de ampliar a proteção e garantir mais saúde à população.

A mobilização tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação, além de promover ações em prol da saúde da mulher. A ação de sábado, possibilitará a ampliação das coberturas vacinais e redução do risco de introdução e disseminação de doenças que podem ser prevenidas. Além disso, as mulheres poderão realizar exame preventivo do câncer do colo do útero, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias (quando necessário) e participar de atividades educativas.

“Importante que os pais e responsáveis levem seus filhos para receber a imunização, garantindo a proteção com a aplicação de vacinas para doenças como poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19”, destaca a secretária da Saúde, Sinara Simioni.

O movimento a favor da imunização vai até o dia 28 de outubro e mobiliza diversos esforços para atualizar a caderneta vacinal do público-alvo, sempre de segunda a sexta-feira. O público alvo no Município totaliza, em média, 44.918 pessoas (zero a 14 anos), cuja meta de cobertura vacinal para cada imunizante, é a de 90% ou mais. Durante a mobilização, serão disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes.

“Nosso pedido é para que todas os pais de crianças e adolescentes nesta faixa etária aproveitem essa ação e se certifiquem da situação vacinal, mesmo acreditem estar com as cadernetas de seus filhos em dia, e que assim evitem a reinserção de doenças que são passíveis de proteção por meio dos imunobiológicos”, salienta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna.

Outubro rosa

A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O sábado será o dia mais importante da campanha nas UBSs de São José. “Neste dia, além dos serviços gratuitos, as equipes da rede municipal estarão esclarecendo dúvidas sobre a doença, bem como as formas de prevenção e a importância de realizar consultas e exames de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo de maior incidência no mundo, e o mais frequente no sexo feminino”, lembrou a secretária Sinara Simioni.

Até o fim do mês de outubro, as ações voltadas à Saúde da Mulher, como coletas de exame preventivo, solicitação de mamografias (conforme critérios de indicação), consultas médicas, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, rodas de conversa sobre prevenção do câncer do colo do útero, câncer de mama, alimentação saudável, práticas integrativas e “dia da beleza”, estarão sendo promovidas em São José.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa