Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura e Casan retomam Trato pela Lagoa e novas moradias terão esgoto...

Prefeitura e Casan retomam Trato pela Lagoa e novas moradias terão esgoto inspecionado

A Prefeitura de Florianópolis e a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) firmaram um novo contrato de execução do Trato pela Lagoa. Após a realização do programa entre 2021 e 2022, o contrato de 2023 entrou em vigência na sexta-feira (24), abrangendo as regiões do centro da Lagoa, Canto da Lagoa, Porto da Lagoa e Canto dos Araçás. Na primeira edição, foram inspecionados 4.557 imóveis. Para 2023, a expectativa é que o número de inspeções chegue a 9 mil.

Os trabalhos, que contarão com a presença de fiscais da Visa (Vigilância Sanitária Municipal de Florianópolis) e Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), deverão alcançar diversas residências da região, incluindo aquelas que não são atendidas por rede pública de esgoto.

O objetivo da retomada das atividades do Trato pela Lagoa é atuar na recuperação da qualidade ambiental da região da Lagoa da Conceição, que figura entre os principais cartões postais da Capital. Para isso, as equipes técnicas dividirão o trabalho em etapas de diagnóstico, inspeção e conscientização.

As primeiras inspeções do Trato ocorreram em fevereiro de 2021, sendo encerradas em junho de 2022. No período, foram registrados 1.611 imóveis regulares, o que equivale a 52,82% das casas inspecionadas na região, contra 1.439 irregulares, cerca de 47,18%.

Dentre os principais apontamentos, havia conexão de água pluvial com a rede de esgoto, ausência de caixa de gordura e de caixa de inspeção, caixa de gordura sem sifão, caixa de inspeção obstruída, imóvel conectado parcialmente à rede de esgoto, rede de esgoto desaguando em rede pluvial, relatos de inspeção não autorizada, imóvel não conectado à rede de esgoto e caixa de inspeção lacrada.

Como agendar uma inspeção

O agendamento de inspeções nas quatro regiões contempladas pelo programa deverá ocorrer conforme solicitação dos próprios moradores ou proprietários de imóveis, em caso de moradia por aluguel. Deverá ser realizado contato com as equipes técnicas para confirmar dia e horário da visita dos representantes do programa. O modelo é o mesmo utilizado para agendamento de inspeções do Floripa Se Liga na Rede

Após a realização dos testes necessários e em caso de confirmação de irregularidade na estrutura de saneamento da moradia, o responsável receberá um documento indicando o que precisa ser corrigido e o prazo limite para a correção, considerando 30 dias para problemas simples e 15 dias para casos de descarte de esgoto na rede pluvial.

Após a regularização, uma nova visita deverá ser marcada para que seja feita nova avaliação. Dali, a quantidade de esgoto liberada pelas tubulações da residência passa a ser monitorada pelo “esgotômetro”.

A sede do programa Trato Pela Lagoa está localizada na Avenida das Rendeiras, número 330. O telefone para contato e agendamento de inspeção está disponível via WhatsApp, por meio do número (48) 9192-4157.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa