Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrefeitura efetua limpeza de cursos hídricos em meio urbano no Norte da...

Prefeitura efetua limpeza de cursos hídricos em meio urbano no Norte da Ilha

Equipes atuaram nos rios Capivari, Ingleses e Feiticeiras, liberando o fluxo da água em mais de 6km de leito, com o intuito de evitar alagamentos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizou nesta quinta-feira, 23 de maio, a ação de limpeza dos três principais cursos hídricos dos Ingleses, no Norte da Ilha, através do Esquadrão Antialagamento.

Nos rios Capivari, dos Ingleses e das Feiticeiras, que cortam o bairro em diferentes pontos, foram limpos 6,6 km de extensão. As equipes retiraram o excesso de vegetação aquática flutuante e realizaram a roçagem da vegetação herbácea das margens, de acordo com a necessidade em cada trecho.

“As ações de limpeza para manutenção destes espaços, com foco na retirada de material excedente, ampliam a capacidade de escoamento das águas, principalmente em dias chuvosos e as limpezas acontecem pelo menos uma vez ao semestre”, explica o engenheiro sanitarista e ambiental da SMMADS, Giuliano de Souza.

Limpezas como a ocorrida nos Ingleses são um procedimento contínuo na Capital, em pelo menos 46 bairros, com agendas diárias de intervenções. As ações acontecem com programação pré-definida pela equipe de macrodrenagem, sob supervisão técnica e através do trabalho de 21 membros na equipe de limpeza.

“Sempre que um desses locais recebe o cuidado das nossas equipes, reduzimos o risco de problemas significativos em dias de alta pluviosidade. Nos Ingleses, mas também em outras regiões de Florianópolis, essa tem sido uma frente de atuação com resultados que são sentidos no cotidiano, quando a rua deixa de alagar ou, ainda que receba um volume grande de água, pode contar com uma sistema que estimula o escoamento de forma rápida”, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Eduardo Sardá.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa