O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, esteve na manhã de segunda-feira (3), no Loteamento Zenaide, localizado no Bairro Forquilhas. A visita objetivou inaugurar a passarela de pedestres sobre uma vala de um afluente do Rio Forquilhas, com oito metros de extensão, facilitando ao acesso de pais, crianças e cadeirantes ao Centro de Educação Infantil (CEI) San Marino.
A nova passarela foi construída com os restos de uma estrutura de ponte, que foi destruída por caminhões na construção do Contorno Viário de Florianópolis. “As treliças que sustentavam a ponte, agora servem de corrimão na passarela, dando mais conforto a população da região”, destacou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, explica que a estrutura da ponte estava abandonada no pátio da Secretaria, e numa ação desenvolvida por funcionários da pasta, foi totalmente reestruturada para servir à comunidade. “A estrutura estava toda retorcida e os nossos funcionários cortaram a parte que não servia mais e desentortamos a que sobrou para fazer essa obra. Aproveitamos material que não tinha mais servidão e ao mesmo tempo damos mais segurança às mães, crianças e até cadeirantes”.
A Prefeitura de São José investiu R$ 10 mil na nova estrutura e mais R$ 10 mil serão investidos para implantação de um passeio e calçamento para facilitar o acesso CEI. A nova passarela vai ligar a rua Irineu Kilpp, no Loteamento Zenaide, à rua Natalício Haas, em Forquilhas, facilitando o acesso dos moradores na travessia da vala. Antes desta passarela, os moradores da comunidade que precisavam ir até a CEI tinham que atravessar uma “picada” no meio da vala, feita pelos próprios moradores ou andar cerca de dois quilômetros, para contornar o Loteamento.
Para o prefeito, apesar de considerada pequena, são essas obras que fazem a grande diferença na vida da comunidade. “É só ver a alegria na cara das crianças, saber que eles não precisaram dar uma volta enorme para ir à escola. É muito bom poder essa obra e ver a alegria da população atendida”. O vice-prefeito, Michel Schlemper, avaliou a obra como importante para conforto e economia de tempo para população do Loteamento. “É uma ação importante do prefeito Orvino e do secretário Nardi, que apesar de ser simples, é de muito auxilio para os pais”.
Aprovado
Os moradores do Loteamento Zenaide aprovaram construção da passarela. A faxineira, Sara Fernandes, 32 anos, mãe de três crianças, das quais duas estudam no CEI San Marino, lembra que chegou a cair duas vezes na vala ao levar as crianças para escola e, que na última vez, a criança mais nova quase se afogou nas águas do afluente do rio Forquilhas. “Era perigoso, vivíamos fazendo uma escadinha para facilitar a travessia. Onde era mato, a turma capinava. Essa obra vem só ajudar e o prefeito é um abençoado aos nos atender com essa construção”.
Da mesma opinião, o vigilante, Sidinei Duarte, 41 anos, destaca que a construção da passarela era uma antiga reivindicação dos moradores. “Aqui há muitas mães que precisam levar seus filhos a escola e tinham que atravessar por essa vala sem nenhuma segurança. Agora, fica mais fácil, há mais segurança. Essa passarela vai ajudar em muito a nossa região”, comemora.