Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura multa academia de alto padrão por sistema irregular de esgoto no...

Prefeitura multa academia de alto padrão por sistema irregular de esgoto no Itacorubi

A multa tem valor mínimo de R$ 5 mil, uma vez que pratica atividade potencialmente poluidora e pode oferecer risco de contaminação do meio ambiente

Publicidadespot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, multou uma academia de alto padrão, no bairro Itacorubi, por ausência de licenciamento ambiental do sistema de tratamento de esgoto. A estrutura utilizada pela academia para tratar o esgoto descarta os efluentes num córrego localizado aos fundos da construção. A multa tem valor mínimo de R$ 5 mil, uma vez que pratica atividade potencialmente poluidora e pode oferecer risco de contaminação do meio ambiente.

Durante os trabalhos, foram feitas coletas de análise no sistema para verificar a eficiência do tratamento de esgoto no local. Ainda assim, o estabelecimento deverá se adequar à legislação vigente. Um auto de intimação foi aplicado pela Visa (Vigilância Sanitária Municipal), solicitando apresentação do Habite-se sanitário da academia.

Já no sul da ilha, bairro Ribeirão da Ilha, na servidão João Basílio da Cunha, uma ação de retorno confirmou mais um lacre violado na região. O bloqueio havia sido feito durante a última vistoria no endereço, mas foi retirado por moradores. O caso foi repassado para a Polícia Civil de Santa Catarina e o lacre foi refeito.

Já na servidão Fermino Carlos Vieira, a equipe de fiscalização identificou mais um imóvel lançando esgoto na drenagem da rua, uma vez que a pia de cozinha e o lavatório do banheiro estavam desaguando na boca de lobo localizada em frente à casa. A fiscalização estipulou prazo de 15 dias para que as adequações sejam executadas. Caso não sejam atendidas, estarão sob pena de multa por crime ambiental por parte da Floram.

Canais de denúncia

A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções domiciliares ou denúncias contra crimes ambientais e de saúde relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para marcar uma inspeção gratuita com o Floripa Se Liga na Rede, o contato é (48) 8821-6499

A Blitz Sanear é um programa executado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa