A Prefeitura de Florianópolis já recuperou 77,5 mil metros quadrados de vias públicas este ano. Foram usadas 7,5 mil toneladas de asfalto e 220 mil unidades de lajotas para tapar buracos que se abrem nas vias por conta de alto tráfego ou água acumulada. Todo dia, são feitos pelo menos 10 reparos só pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana.
O volume de trabalho, informa o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, tem sido acelerado com contrato emergencial para tapa-buracos por conta das chuvas de novembro e contrato regular de manutenção urbana.
A manutenção é feita em toda cidade, com prioridade para corredores de ônibus, vias centrais e gerais dos bairros. A manutenção das servidões em geral é feita pelas intendências. Também há o atendimento das demandas apresentadas pela Casan, decorrentes dos serviços de manutenção das redes de abastecimento de água, captação de esgoto e drenagem pluvial.
Também foram recuperados 1,5 mil metros lineares da rede de drenagem pluvial, informa Rangel Abreu Nunes, responsável pelo canteiro de obras da Subsecretaria de Manutenção e Serviços da SMLMU. Ele explica que a alta exigência de manutenção urbana se dá “em função das condições geográficas de Florianópolis, com grande quantidade de morros, e a idade avançada das pavimentações e da rede de drenagem”.
Em toda cidade, mas especialmente no Rio Tavares e no Rio Vermelho, tem sido intensificado o trabalho de desobstrução e desassoreamento das caixas de captação do sistema pluvial, parte das ações do Pacto pelo Saneamento da Prefeitura de Florianópolis.
Equipe canteiro de obras (lajotas)
17,5 mil metros quadrados de lajotas reparados
220 mil peças de lajota instaladas
Seis equipes de cinco pessoas ocupadas diariamente na manutenção das vias, com apoio de duas retroescavadeiras
1,5 mil metros recuperados na rede de drenagem
Equipe usina da PMF (asfalto)
1,8 mil metros quadrados
320 toneladas
160 reparos feitos (60 em janeiro, 49 ruas em fevereiro e 51 em março)
3 motoristas e 10 auxiliares operacionais
Empresa contrato emergencial
5,1 mil metros quadrados
638 toneladas
Empresa contrato regular
52,8 mil metros quadrados
6,6 mil toneladas.