Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura vistoria 115 imóveis após denúncia sobre material despejado na praia do...

Prefeitura vistoria 115 imóveis após denúncia sobre material despejado na praia do Morro das Pedras

A ação aconteceu depois de registro enviado por morador onde uma quantidade expressiva de efluentes eram despejados no canto sul da praia

Em força-tarefa realizada ao longo da quinta-feira, 02 de março, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com equipe composta por integrantes da Floram, Blitz Sanear, Secretaria de Transportes e Infraestrutura e Floripa Se Liga na Rede, realizou vistoria em 115 imóveis na Rua Manoel Pedro Vieira e adjacências, no Morro das Pedras, Sul da Ilha, com o intuito de identificar possíveis ligações irregulares de esgoto na rede pluvial da localidade. A ação aconteceu depois de registro enviado por morador onde uma quantidade expressiva de efluentes eram despejados no canto sul da praia.

Dividida em cinco frentes de atuação, a equipe visitou os imóveis e efetuou checagem das condições dos sistemas de esgoto. Não foram encontradas ligações indevidas na rede pluvial, apenas pequenas irregularidades referentes à caixas de inspeção – seladas, enquanto precisam estar liberadas para acesso dos fiscais – e nas caixas de gordura. Cinco autos de infração foram lavrados para que os proprietários realizem as adequações necessárias.

Diante do cenário averiguado, não seria possível que o material filmado pelo morador tivesse se originado das residências e demais empreendimentos da localidade, por não possuírem fossas ou outros depósitos de esgoto com volumes compatíveis à vazão registrada nas imagens.

De acordo com análise da equipe técnica, a suspeita é de que o material despejado seja oriundo de caminhão tipo limpa fossa, que teria liberado o material em bocas de lobo da galeria de drenagem que chega até a praia, fato que, se confirmado, caracteriza como crime ambiental.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa